Envato
Por Claudio Marques
[email protected]São Paulo, 26/05/2025 -- A importância que a IA generativa tem hoje para o mundo corporativo pode ser traduzida em números. A plataforma educacional Coursera ouviu mais de 2.000 empregadores e estudantes na Arábia Saudita, Brasil, EUA, França, Índia, Indonésia, México, Tailândia e Turquia para o seu Relatório de Impacto de Microcredenciais 2025. O levantamento mostrou que 95% dos empregadores brasileiros têm maior probabilidade de contratar candidatos menos experientes, mas com certificação em IA generativa (GenAI) a um mais experiente sem essa qualificação.
Ao mesmo tempo, 94% dos empregadores estão dispostos a oferecer salários iniciais mais altos para profissionais com microcredenciais, com incentivos ainda maiores para aquelas que oferecem créditos acadêmicos ou são focadas em IA generativa, segundo o relatório. Microcredenciais são certificações que atestam conhecimentos ou competências, a partir de cursos curtos, flexíveis e focados em habilidades e práticas exigidas pelo mercado.
O Fórum Econômico Mundial prevê, em seu Relatório sobre o Futuro dos Empregos -- 2025, que em torno de 40% das habilidades exigidas no trabalho devem mudar e 63% dos empregadores já citam esse problema como a principal barreira que enfrentam. Nesse sentido, habilidades em IA, big data e segurança cibernética devem apresentar um crescimento rápido na demanda. O estudo aponta que a combinação do conhecimento técnico com habilidades como criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade será cada vez mais crucial.
“Tendências como IA generativa e mudanças tecnológicas rápidas estão revolucionando setores e mercados de trabalho, criando oportunidades sem precedentes e riscos profundos”, comentou Till Leopold, diretor de Trabalho, Salários e Criação de Empregos do Fórum Econômico Mundial, quando o relatório foi lançado As mudanças no mercado de trabalho equivalerão a 22% dos empregos até 2030, segundo o Relatório – elaborado a partir de dados de mais de mil empresas. Serão criadas 170 milhões de novas funções e 92 milhões deverão desaparecer, resultando em um aumento líquido de 78 milhões de empregos.
Leia também: Busca por profissionais com habilidade em IA cresce 21% ao ano
É um cenário que aponta para a necessidade de letramento para as novas funções. De acordo com a Coursera, os estudantes estão respondendo ao avanço da transformação digital. Em toda a América Latina, há 3,7 vezes mais probabilidade de um jovem se matricular em programas de graduação quando microcredenciais com créditos ou focadas em GenAI são oferecidas.
No Brasil, a probabilidade de matrícula em um curso de graduação salta de 24% (quando nenhuma microcredencial é oferecida) para 88%, quando microcredenciais são disponibilizadas. Essa possibilidade aumenta quando programa ensina habilidades em GenAI.
Marni Baker Stein, diretora de Conteúdo da Coursera, afirma que a mudança para contratações baseadas em competências se tornou uma realidade, com 95% dos empregadores brasileiros priorizando GenAi e mircrocredencias nos processos de admissão. O relatório aponta que 97% dos companhias contrataram pelo menos um profissional com microcredencial no último ano.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.