Envato
Por Claudio Marques e Daniel Tozzi Mendes, do Broadcast
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Entre os principais benefícios apontados estão a automação de tarefas repetitivas, aliada ao aumento de eficiência e redução de custos (73%), seguidos pela melhoria na tomada de decisões baseada em dados (51%) e da criação de soluções inovadoras (25%). Ao serem questionados sobre as áreas mais beneficiadas com a IA, os respondentes destacaram setores como atendimento ao cliente e suporte (52%), operações, administração e RH (30%), e Marketing e análise do comportamento do consumidor (25%).
No entanto, 11% dos entrevistados veem a tecnologia como ameaça à autonomia das pessoas e ao mercado de trabalho como um todo, enquanto 32% temem perder seus postos de trabalho para a automação. Outros 28% reconhecem esse risco, mas acreditam que haverá oportunidades de adaptação. Além disso, 24% demonstram preocupação com a dependência excessiva da tecnologia, enquanto 26% veem a IA apenas como uma ferramenta complementar ao trabalho humano.
Outro levantamento, a 4ª edição da pesquisa da Bain & Company sobre o uso da IA generativa revelou que a ferramenta será prioridade 67% das empresas em 2025. Nesse contexto, Reginaldo Boeira, CEO do KNN Group, holding com mais de 12 empresas, afirma ser preciso que líderes façam movimentos para manter a competitividade e não ficar para trás. Segundo ele, a constante vontade de aprender é uma característica importante para passar por este momento de transformação. E isso inclui o profissional 50+.
“A idade nunca é barreira para quem tem vontade de aprender. O profissional 50+ traz uma bagagem valiosa de vivências e tomada de decisões, e isso se torna ainda mais relevante quando vem acompanhado de aprendizado constante. Quem alia experiência a novas habilidades, principalmente nas áreas digitais, continua relevante no mercado”, afirma. “O segredo está em manter a mente aberta, buscar conhecimento e se adaptar com rapidez.”
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