IA é aliada para aumentar produtividade por 75% dos trabalhadores, diz pesquisa

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Atendimento ao cliente e suporte (52%) e administração e RH (30%) foram apontadas como as mais beneficiadas - Envato
Atendimento ao cliente e suporte (52%) e administração e RH (30%) foram apontadas como as mais beneficiadas

Por Claudio Marques e Daniel Tozzi Mendes, do Broadcast

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Publicado em 29/05/2025, às 14h42
São Paulo, 29/5/2025 - Entre a busca por bons resultados corporativos e o temor pela perda de empregos ou de relevância no mercado, a inteligência artificial (IA) inspira debates ao mesmo tempo em que é alvo constante de pesquisas. Uma delas, feita pela Pluxee, que atua na área de benefícios para funcionários, ouviu 2 mil funcionários de diversos setores e concluiu que 75% veem a IA como uma aliada, impulsionando inovação e eficiência. No entanto, 32% ainda temem a automação e suas consequências para o emprego. Os entrevistados responderam, em fevereiro, as perguntas no aplicativo da Pluxee. 


Entre os principais benefícios apontados estão a automação de tarefas repetitivas, aliada ao aumento de eficiência e redução de custos (73%), seguidos pela melhoria na tomada de decisões baseada em dados (51%) e da criação de soluções inovadoras (25%). Ao serem questionados sobre as áreas mais beneficiadas com a IA, os respondentes destacaram setores como atendimento ao cliente e suporte (52%), operações, administração e RH (30%), e Marketing e análise do comportamento do consumidor (25%).

No entanto, 11% dos entrevistados veem a tecnologia como ameaça à autonomia das pessoas e ao mercado de trabalho como um todo, enquanto 32% temem perder seus postos de trabalho para a automação. Outros 28% reconhecem esse risco, mas acreditam que haverá oportunidades de adaptação. Além disso, 24% demonstram preocupação com a dependência excessiva da tecnologia, enquanto 26% veem a IA apenas como uma ferramenta complementar ao trabalho humano.

Vontade de aprender 

Outro levantamento, a 4ª edição da pesquisa da Bain & Company sobre o uso da IA generativa revelou que a ferramenta será prioridade 67% das empresas em 2025. Nesse contexto, Reginaldo Boeira, CEO do KNN Group, holding com mais de 12 empresas, afirma ser preciso que líderes façam movimentos para manter a competitividade e não ficar para trás. Segundo ele, a constante vontade de aprender é uma característica importante para passar por este momento de transformação. E isso inclui o profissional 50+. 

“A idade nunca é barreira para quem tem vontade de aprender. O profissional 50+ traz uma bagagem valiosa de vivências e tomada de decisões, e isso se torna ainda mais relevante quando vem acompanhado de aprendizado constante. Quem alia experiência a novas habilidades, principalmente nas áreas digitais, continua relevante no mercado”, afirma.  “O segredo está em manter a mente aberta, buscar conhecimento e se adaptar com rapidez.”

Millennials e Geração Z

Mais de 70% dos trabalhadores Millennials e da Geração Z fazem uso de ferramentas de IA Generativa (GenIA) no Brasil, de acordo com estudo da Deloitte, empresa de consultoria. A pesquisa considerou como geração Z aqueles trabalhadores nascidos entre 1995 e 2006, e os Millennials, os nascidos entre 1983 e 1994.
Entre os entrevistados no Brasil, 70% da geração Z e 72% dos Millennials disseram que usam GenIA principalmente para a criação de conteúdo e de estratégias, análise de dados, design e gestão de projetos. Segundo a pesquisa, 29% dos entrevistados das duas gerações também disseram que já realizaram algum tipo de treinamento sobre GenIA.
Para 88% dos Millennials e 89% da geração Z, o uso de ferramentas de IA no trabalho possibilita mais equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Nove entre dez entrevistados também afirmaram que o uso de IA impulsionou suas entregas no trabalho. Apesar do uso disseminado, porém, 61% dos profissionais da geração Z e 58% dos Millennials manifestaram preocupação com o fato da GenIA poder eliminar algumas profissões no futuro.
A pesquisa ainda concluiu que boa parte do público dessas duas gerações espera que seus empregadores apoiem o aprendizado e desenvolvimento dos funcionários, com a criação de programas internos e viabilização de tempo para treinamento durante as jornadas de trabalho. A proporção foi de 35% dos entrevistados da geração Z e de 39% entre os Millenials.
 Além disso, 94% do público dessas gerações avaliou que o senso de propósito é importante para a satisfação e o bem-estar no trabalho.
Entre os entrevistados, 47% da geração Z e 39% dos Millennials relataram que se sentem estressados ou ansiosos a maior parte do tempo. Para 37% da geração Z e 35% dos Millennials, o trabalho contribui muito para sua ansiedade ou estresse.
Palavras-chave 50+ Geração Z IA Millennials

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