Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Iniciativa do Unicef oferece 1 milhão de oportunidades para adolescentes e jovens

Envato

O 1MiO conecta grandes empresas, municípios e o governo para oferecer formação e trabalho a jovens - Envato
O 1MiO conecta grandes empresas, municípios e o governo para oferecer formação e trabalho a jovens
Por Claudio Marques

17/12/2025 | 18h30

São Paulo, 17/12/2025 - A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), alcançou, em cinco anos, a marca de 1,29 milhão de oportunidades de trabalho, formação e inclusão produtiva geradas para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade por empresas e organizações participantes do projeto. O projeto do Unicef atua como um hub conectando grandes empresas, municípios e o governo federal para oferecer formação e trabalho decente a perfis prioritários, como jovens negros, indígenas e moradores de periferias.

Dados da PNAD 2025 indicam que o desemprego juvenil ainda é o dobro da média nacional, afetando especialmente mulheres e negros. Para Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef, os resultados do 1MiO mostram que o caminho para mitigar esse cenário passa pelo fortalecimento do "projeto de vida" e pela adaptação dos protocolos de contratação das empresas.

Leia também:70% dos filhos do Bolsa Família deixaram o programa nos últimos 10 anos

Atualmente, a plataforma 1mio.com.br oferece 68 certificações gratuitas e segue expandindo sua rede de 241 empresas parceiras para enfrentar o desafio da inclusão produtiva no País. De acordo com a 1MiO, desde seu início, em 2020, 473.501 adolescentes e jovens concluíram formações voltadas ao desenvolvimento de habilidades para o mundo trabalho por meio do 1MiO, e 820.664 conseguiram vagas de aprendiz, estágio e emprego formal, ampliando suas possibilidades de autonomia, renda e participação no mundo do trabalho.

Parcerias

O resultado foi possível, segundo a 1MiO, pela parceria com poder público, empresas, sociedade civil e os próprios jovens, produzindo uma rede de oportunidades com o compromisso de beneficiar aqueles em situação de vulnerabilidade. Neste caso, a 1MiO inclui pretos e pardos, indígenas, quilombolas, jovens com deficiências, LGBTQIAPN+, jovens mães, moradores de periferias urbanas e zonas rurais e outros, totalizando 12 perfis prioritários.

Atualmente, a rede do 1MiO conta com a participação de 241 grandes empresas – incluindo os maiores empregadores de jovens do Brasil –, governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria Nacional de Periferias, mais de 1.800 municípios da Amazônia Legal e do Semiárido, oito centros urbanos e 95 organizações sociais.

Ao longo dos cinco anos de atividade, sete Estados já tiveram parcerias com a iniciativa. A plataforma digital da iniciativa – 1mio.com.br - é o hub por onde passam as oportunidades e os parceiros.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias