Novo portal do MDS oferece cursos online gratuitos para empreendedores
Adobe Stock
São Paulo, 18/02/2026 - O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou nesta quarta-feira, 18, o Portal de Educação Empreendedora do Programa Acredita no Primeiro Passo.
A plataforma digital oferece cursos gratuitos com inscrições online voltadas a empreendedores. O objetivo é ajudar quem deseja abrir um negócio próprio, aprender a administrar as finanças e a gestão. Também há opções presenciais disponíveis.
Leia também: Saiba como aderir ao programa de microcrédito do governo para empreendedores
Coordenada pela Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, a iniciativa é voltada principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único. O objetivo é oferecer apoio, promover a autonomia econômica e incentivar a qualificação profissional.
O portal reúne capacitações de parceiros como o Sebrae, Rede Mulher Empreendedora, Banco do Nordeste, Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID) e a Aliança Empreendedora.
Saiba como participar
- Acesse o portal do Programa Acredita clicando aqui;
- Escolha um dos parceiros e depois o curso desejado;
- Preencha o formulário de inscrição na plataforma redirecionada.
Leia também: Como abrir seu MEI de forma simples e descomplicada em 12 passos
Todos os conteúdos são gratuitos e oferecem certificado de conclusão. Os cursos incluem temas como administração financeira, gestão de negócios e inclusão produtiva. Há formações específicas para mulheres e pessoas com deficiência.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
