Foto: Agência Gov
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 03/10/2025 - O Ministério da Educação (MEC) lançou em setembro o selo #TôComProf, iniciativa que garante vantagens especiais a professores da educação básica por meio da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB).
O programa faz parte do Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais do magistério, oferecendo benefícios em parceria com empresas de diferentes setores.
Leia também: Carteira Nacional do Professor começa a ser emitida em outubro; veja como pedir a sua
Segundo o Ministério da Educação, a expectativa é que cerca de 2,7 milhões de docentes possam aproveitar descontos, vantagens e serviços exclusivos.
Para participar, as empresas interessadas precisam ter atuação nacional ou regional e estar em situação regular perante a administração pública. O prazo para adesão vai até 30 de novembro.
O selo #TôComProf será exibido nos estabelecimentos participantes, indicando aos professores que ali eles terão condições especiais.
Leia também: Como funciona a aposentadoria para professores? Entenda as regras
Basta apresentar a CNDB para ter acesso aos descontos e benefícios, que devem ser de no mínimo 10% sobre o preço de tabela ou valor praticado ao público geral, por até 12 meses.
As empresas que aderirem à iniciativa também terão sua marca divulgada no portal oficial do MEC.
O programa contempla diferentes tipos de serviços e produtos, incluindo alimentação, cultura e lazer, saúde, transporte, moradia, higiene e limpeza, além de serviços financeiros. A meta é oferecer aos docentes oportunidades concretas de economia e acesso facilitado a produtos e serviços essenciais.
Leia também: MEC oferece mestrado e doutorado gratuitos para professores da rede pública
Instituído pelo decreto nº 12.358/2025, o Mais Professores para o Brasil também engloba outras ações de valorização, como a Bolsa Mais Professores; o Portal de Formação; e a Prova Nacional Docente, além de iniciativas de incentivo à carreira em parceria com bancos públicos e órgãos de diferentes ministérios.
Segundo o MEC, oprograma visa fortalecer a formação dos professores, incentivar o ingresso no ensino público e promover desenvolvimento profissional contínuo.
Leia também: Prova para professores, PND tem inscrições abertas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.