Foto: Agência Gov
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 23/09/2025 - Professores de todo o Brasil poderão contar em breve com um novo benefício: a Carteira Nacional Docente do Brasil, documento que garante descontos em shows, cinemas, teatros e hotéis.
A lei que cria o documento foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e faz parte de um esforço do governo para valorizar a categoria.
Leia também: Como funciona a aposentadoria para professores? Entenda as regras
De acordo com informações do programa Mais Professores para o Brasil, vinculado ao Ministério da Educação, a carteira será válida para docentes de redes públicas e privadas, em todos os níveis de ensino.
O documento funcionará como uma identificação oficial do professor, reconhecendo seu trabalho e abrindo acesso a benefícios exclusivos.
A emissão da carteirinha deve começar em outubro, coincidindo com o dia do Dia do Professor, comemorado no dia 15.
Leia também: MEC oferece mestrado e doutorado gratuitos para professores da rede pública
Para solicitar o documento, o interessado deve:
Se cadastrar no site do programa Mais Professores > login Gov.br + CPF e senha
Será necessário informar dados como:
Esses dados serão confirmados com bases oficiais, incluindo Receita Federal e Censo Escolar.
Leia também: Como chegar ao primeiro milhão de reais depois dos 50 anos
Todos os professores, seja da rede municipal, estadual, federal ou da iniciativa privada, podem requerer a carteira.
A responsabilidade por manter os dados atualizados será dos estados e municípios, garantindo que os docentes tenham direito ao documento sem complicações.
Entre os benefícios oferecidos pela Carteira Nacional Docente estão o acesso a vantagens já garantidas aos professores, como descontos em eventos culturais (cinemas, teatros e shows), e a benefícios exclusivos do Mais Professores pelo Brasil, como ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis e outras parcerias em negociação pelo MEC.
Leia também: Número de matrículas na educação superior cresce 30,5% em dez anos
A expectativa é de que, com a oficialização da carteira, professores tenham maior acesso a lazer e possam ser reconhecidos formalmente por sua função essencial à educação.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.