Oportunidades do mercado da longevidade são o foco do evento Inova Silver

Andrea Piacquadio / Pexels

O objetivo do encontro é discutir as principais oportunidades de negócios visando a população sênior, segundo a organização - Andrea Piacquadio / Pexels
O objetivo do encontro é discutir as principais oportunidades de negócios visando a população sênior, segundo a organização
Por Cláudio Marques claudio.marques@viva.com.br

Publicado em 06/10/2025, às 08h00

São Paulo, 06/10/2025 - Altos executivos, líderes sociais, empreendedores, investidores, formadores de opinião, influenciadores do mercado de longevidade e startups voltadas aos negócios para essa temática estarão presentes na terceira edição do Inova Silver, na próxima quinta-feira, 9, na Fapcom, na capital paulista. 

O objetivo do encontro, realizado pela aceleradora Silver Hub, é discutir as principais oportunidades de negócios voltadas à população sênior, no momento em que essa faixa etária ganha protagonismo, em razão de as pessoas estarem vivendo mais e por se mostrar uma fatia de mercado atraente. A organização prevê a participação de 450 pessoas no evento e as inscrições podem ser feitas no site do Inova Silver.

Leia também: Inovação nas empresas: 96% dizem priorizar, mas só metade sabe como fazer

A importância dessa população pode ser avaliada por meio de dados levantados pela pesquisa Mercado Prateado: consumo dos brasileiros 50+, produzida pelo hub Data 8. Em 2024, a chamada economia prateada representou R$ 1,8 trilhão do consumo privado total do País, o que significa uma fatia de 24% do consumo privado total dos domicílios brasileiros. O levantamento prevê que essas pessoas serão responsáveis por movimentar R$ 3,8 trilhões em 2044, ou cerca de 35% do consumo domiciliar privado, projetado em R$ 10,8 trilhões.

A Silver Hub, citando dados da Oxford Economic, aponta que a economia prateada já movimenta mais de US$15 trilhões no mundo. E cita dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projetando que, até 2030, a população com 60 anos ou mais será maior que a de crianças até 14 anos. 

Leia também: Número de idosos trabalhando cresceu 69% em 12 anos, aponta pesquisadora da FGV

Para o CEO da Silver Hub e da Apex América, Cristian Sepúlveda, ainda há, no Brasil, muito para trabalhar quando se fala em  longevidade, uma vez que, embora em clara expansão, esse mercado ainda é pouco explorado.

 “O nosso objetivo é mostrar que a longevidade deve ser tratada como prioridade estratégica para negócios, investimentos e políticas públicas”
[Colocar ALT]
Cristian Sepúlveda - Divulgação / Silver Hub

Nesse sentido, a organização do evento destaca a possibilidade de os participantes poderem explorar esse mercado e conhecer tendências em saúde, bem-estar, moradia, turismo, tecnologia e finanças 60+.  E aponta que o Inova Silver oferece a oportunidade de realização de networking com líderes e investidores, com painéis com dirigentes e especialistas nesses temas na programação.

Provocação

Sepúlveda diz que um dos destaques do evento é um painel chamado Silver Experience [Experiência Prateada, em tradução livre]. "Como se sabe, muitas empresas estão digitalizando a jornada do atendimento, tornando muito difícil para uma pessoa de 80 anos se comunicar com uma marca. Esse painel é uma provocação para as marcas serem inclusivas com o público 60+”, afirma.

Outra novidade é um espaço sensorial, em que o visitante poderá ter a sensação de como se sente uma pessoa com 80 anos. Para isso, o interessado usa um macacão especial, um óculos adaptado e até uma bengala para que possa sentir “o peso dos anos” e ter uma ideia de como pode ser viver com 80 anos.   

“É um espaço sensorial para que as pessoas também consigam entender apropriadamente como criar melhores produtos e serviços para essa população.”

Outra ação inédita é a parceria do Inova Silver com o Instituto Velho Amigo, organização sem fins lucrativos que há mais de 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas idosas em vulnerabilidade social. Com essa aliança, os organizadores do evento pretendem conscientizar os participantes a respeito do apoio a projetos de inclusão, bem-estar e qualidade de vida para o envelhecimento inclusivo e digno. “Alguns patrocinadores poderão fazer um trabalho de coletar alguns ativos nas empresas e depois entregar em alguma casa de um velho amigo”, diz Sepúlveda.

Negócios 

Além de conscientizar, o objetivo do encontro também é gerar negócios, ao fazer conexões entre empresas e startups. “Do ponto de vista de resultados tangíveis, um dos nossos objetivos é fazer essas conexões de startups com grandes empresas, para que possam oferecer seus produtos”, declara, e completa: “Ganha a startup, com um canal de venda, e ganha a grande empresa, porque tem acesso à inovação.”

Ao promover essa conexão, Sepúlveda defende que o Inova Silver desempenha um papel estratégico, ao prenunciar mudanças que afetarão as organizações e induzir o desenvolvimento de soluções e negócios que atendam, de fato, as necessidades do público 50+.

Painéis e participantes do Inova Silver

A Visão de CEO: como a longevidade está transformando os negócios

Mediador: Gerson Antunes Muster - Founder CEO’s Group
Ângela Assis - diretora-presidente na BrasilPrev Seguros
Silvia Penna – diretora geral Brasil na Uber
Lidia Adballa - presidente executiva do Grupo Sabin
Jaime Troiano - presidente do Conselho da TroianoBranding

Inovação Prateada: Oportunidades para bancos e seguradoras

Mediador: Marcos Ferreira – cofundador Silver Hub
Rivaldo Leite – CEO da Porto Seguro
Bruno Simão - VP de Marketing, Clientes e Crescimento do Banco Mercantil
Rodrigo Capuruço - CEO da Volkswagen Financial Services Brasil e Regional Manager para América do Sul
Marcos Vinicius de Oliveira - CEO do Grupo Wiz Co

Saúde e Longevidade: Desafios, soluções e oportunidades

Mediador: Fernando Paiva - advisor PLENUM Bioengenharia
Maycon Oliveira – diretor de Marketing & Vendas Digitais da MedSênior
Leonardo Coelho - VP de Health and Talent Solutions da Aon Brasil
Adria Mara Paiva - diretora dxecutiva Hapvida NotreDame Intermédica.

Inovar com Propósito: Criando valor para um mundo que envelhece

Mediador: Kleber Pinto - diretor de Digital e Comunicação da midiaria.com
Fatima Lima - diretora de Sustentabilidade da MAPFRE
Gleisson Rubin - diretor do Instituto de Longevidade MAG
Jose Renato Hopf - cofundador e CEO da Raiô Benefícios e presidente do South Summit Brasil
Cleber Neves - head de Inovação Aberta da MedSênior

Silver Experience: Como criar valor com experiências relevantes para o público 60+

Mediador: Cristián Sepúlveda – CEO da Silver Hub e da Apex América
Amanda Correia - head de Operações LVMH
Fabiano Salgado - head Experiência do Cliente Will Bank.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias