Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Órgão da Unicamp aprova curso de graduação em IA e Ciência de Dados

Divulgação / Unicamp

Curso da Unicamp oferecerá 40 vagas e terá duração mínima de oito semestres e carga horária de 3.240 horas - Divulgação / Unicamp
Curso da Unicamp oferecerá 40 vagas e terá duração mínima de oito semestres e carga horária de 3.240 horas
Por Estadão Conteúdo

19/02/2026 | 19h30

São Paulo, 19/02/2026 - A Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Unicamp aprovou a criação do curso superior "Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados", a ser ministrado a partir do ano que vem no câmpus de Limeira. Oferecerá 40 vagas e terá duração mínima de oito semestres (e máxima de 12 semestres), com carga horária de 3.240 horas.

A proposta de criação do curso ainda terá de ser votada no Conselho Universitário (Consu), o órgão máximo de deliberação da universidade. A expectativa é de que, a partir de 2028, o curso passe a ser oferecido também no campus de Campinas. O novo curso será de responsabilidade compartilhada entre a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Tecnologia (FT).

Leia também: USP, Unicamp e FGV são as únicas brasileiras em ranking global de empregabilidade

Segundo a pró-reitora de Graduação, Mônica Cotta, o novo curso terá ênfase em três áreas:

- Ccidades inteligentes e sustentáveis

- Administração pública e governo digital

- Saúde e esporte de alto rendimento

"Não será apenas um curso voltado para pesquisa ou serviço público", afirmou Cotta. "A ênfase em cidades inteligentes e sustentáveis, por exemplo, fala diretamente com o mercado."

"Trata-se de um curso diferenciado, concebido de forma interdisciplinar", afirmou o professor Cristiano Torezzan, diretor associado da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

"O curso é novo e singular o suficiente para justificar uma formatação própria, alinhada às demandas do mundo contemporâneo."

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, chamou atenção para a integração entre as duas faculdades (FCA e FT) na implementação do curso. "Com isso, as unidades dão um passo significativo, porque não é trivial conseguir juntar duas unidades", ponderou o reitor. "Mas temos que trabalhar neste sentido."

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias