Osteoartrite: o que é, sintomas e tratamento
Freepik
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 10/01/2025 - A osteoartrite, mais conhecida como artrose, é uma doença degenerativa e crônica, devido ao desgaste das cartilagens que protegem as articulações do corpo, como joelho, coluna, ombro e quadril. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.
Leia também: Dor no ciático: causas, sintomas, prevenção e opções de tratamento
A doença é mais comum em mulheres, em partes como mãos e joelhos. Nos homens, ocorre com mais frequência na articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia), sendo pouco comum antes dos 40 e mais frequente após os 60 anos.
Ela pode ser classificada em alguns tipos, dependendo da região afetada.
Artrose no joelho, afetando a cartilagem do membro, podendo causar dificuldade para se locomover, sendo comum nos dois joelhos, porém o grau pode ser diferente entre eles.
A artrose da coluna acontece quando ocorre um desgaste da cartilagem das vértebras, com possibilidade de afetar diferentes regiões da coluna.
Leia também: Casos de artrose disparam entre mulheres após a menopausa: entenda os riscos e como se prevenir
Afetando as articulações das mãos, nas juntas dos dedos e no polegar, a artrose das mãos causa inchaço, dor, deformações nos dedos e dificuldade para pegar pequenos objetos.
Artrose do ombro. Ela afeta a cartilagem da articulação do ombro, provocando dor no ombro que vai para o pescoço e dificuldade de movimentação do braço.
O que causa a osteoartrite?
- Excesso de peso ou obesidade
- Histórico familiar da doença
- Lesões como fraturas, que afetem a articulação
- Envelhecimento
Leia também: Exercícios e hábitos essenciais para um envelhecimento saudável e ativo após os 60
Quais sintomas podem acompanhar a doença?
Depende muito da gravidade da doença e do local afetado. Mas, os principais sintomas são: dificuldade na realização de movimentos, perda da flexibilidade, dor e inchaço na articulação afetada, formigamento ou dormência.
Como o diagnóstico é feito? Têm tratamento?
Geralmente, o diagnóstico é feito por um ortopedista, porém outros especialistas, como reumatologistas e geriatras, podem acompanhar.
Segundo o Hospital Nove de Julho, exames de imagem como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada e histórico clínico são fundamentais para o diagnóstico. O paciente deve relatar todos os sintomas ao médico.
A osteoartrite não tem cura, mas com o tratamento adequado, pode reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Em casos leves, o uso de medicamentos é recomendado para aliviar as dores, acompanhado de fisioterapia e atividades leves para melhorar a mobilidade e reduzir a inflamação.
Nos casos mais graves, procedimentos como infiltração articular com analgésicos e ácido hialurônico e cirurgias de prótese podem ser necessários.
Dicas para prevenir a osteoartrite
- Perder peso, a obesidade é uma das principais causas dessa condição.
- Faça exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos.
- Alimentação saudável e rica em fibras.
- Use calçados apropriados, alguns deles causam muita pressão sobre as articulações do tornozelo, joelho e quadril.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
