Envato
São Paulo, 28/11/2025 - Uma pesquisa recente realizada em outubro pela plataforma Read AI com profissionais brasileiros joga luz sobre a intensa fragmentação das ferramentas no ambiente de trabalho. Os dados mostram que a alternância constante entre aplicativos pode ser considerada a regra, e não a exceção. O resultado é sobrecarga digital e perda de produtividade no trabalho.
De acordo com a pesquisa, 80% mudam de plataforma conforme o projeto, enquanto 75% transitam entre aplicativos para se comunicar com diferentes equipes. O estudo ainda mostra que 74% ainda precisam acessar CRMs e planilhas além dos canais de comunicação.
O levantamento também mostra como os canais estão cada vez mais dispersos: 65% dos profissionais utilizam tanto o computador quanto o celular corporativo, sendo que metade usa ambos para ler e responder e-mails.
Leia também: Inclusão digital: idoso precisa dominar tecnologia e ampliar olhar crítico
Entre as atividades realizadas em mais de um dispositivo: 42% gerenciam agendas e compromissos, e 40% registram tarefas em mais de um sistema. Até mesmo as comunicações rápidas são fragmentadas - metade alterna entre celular e computador para mensagens instantâneas.
A pesquisa aponta que barreiras estruturais intensificam a sobrecarga de trabalho. Falhas técnicas, como a lentidão ou travamento das plataformas e a falta de integração entre as ferramentas, geram um ciclo de frustração e ansiedade. Em um contexto híbrido e hiperconectado, essa dinâmica técnica e emocional pode comprometer significativamente a saúde mental, podendo reforçar a sensação de incapacidade do profissional.
Para o vice-presidente Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Brasil, Édio Bertoldi, a pesquisa evidencia algo que os profissionais de recursos humanos estão vivenciando. “Os profissionais atualmente estão cada vez mais multitarefas”, afirma. Segundo ele, o mercado busca essa habilidade. “Não só nas competências, nos conhecimentos, mas também nessa tarefa de utilizar vários aplicativos no dia a dia para para fazer nossas entregas”, diz.
Mesmo alegando que essas ferramentas ajudam o profissional a ser mais produtivo, desde que as utilize de maneira equilibrada, reconhece que muitas vezes há sobrecarga e é preciso equilíbrio para que o profissional não fique com sua saúde mental abalada.
O ponto de equilíbrio é justamente trazer uma reflexão sobre as melhores formas de utilizar todas as plataformas a nosso favor. Ter processos bem desenhados”, diz.
“O armazenamento de inteligência exige um fluxo de trabalho integrado, preparado para qualquer conversa, independentemente da plataforma ou do local”, afirma David Shim, cofundador e CEO da Read AI, que oferece o aplicativo Operator.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Exame de sangue