Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Tema da redação do Enem aborda envelhecimento da população brasileira

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A informação foi confirmada há pouco pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais - Marcelo Camargo/Agência Brasil
A informação foi confirmada há pouco pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais
Por Paula Bulka Durães

09/11/2025 | 14h08 ● Atualizado | 15h57

São Paulo, 09/11/2025 - O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". A informação foi confirmada há pouco pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.

A proposta estimula os estudantes a sugerirem soluções para o acolhimento e a inclusão em um País cada vez mais envelhecido ‒ hoje, 33 milhões dos brasileiros têm 60 anos ou mais. Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa quase dobrou entre 2000 e 2023, passando de 8,7% para 15,6%.

Leia também: Mais de 17 mil pessoas 50+ participam do Enem 2025 neste domingo

A estimativa do IBGE é que as pessoas com 60+ anos representem 37,8% da população até 2070, em um País onde o envelhecimento é acelerado e as políticas públicas e ações sociais são urgentes para atender às necessidades básicas desse grupo, além de aproveitar o potencial dos profissionais mais experientes como força motriz da economia nacional.

A partir da temática, os estudantes precisavam elaborar um texto de até 30 linhas, no gênero dissertativo-argumentativo, com proposta de intervenção. A redação será corrigida por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 a 200 a cada uma das cinco competências. A soma dessas notas, seguida da média entre as duas correções, resultará em uma avaliação de 0 a 1000 pontos.

Para a professora de redação do Grupo Bernoulli Educação, Sidinéia Azevedo, o tema já estava previsto nos cursos de pré-vestibular. “O candidato precisa trazer para a redação que não se trata apenas de viver mais, mas de viver com dignidade e qualidade”, aponta.

Participantes 60+ no Enem triplicam

O número de participantes do Enem com mais de 60 anos cresceu 191,38% entre 2022 e 2025 – neste domingo, quase 17,2 mil pessoas nessa faixa etária realizam a prova. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mesmo com o salto, esse público representa apenas 0,35% de todos os inscritos no exame.

Confira os úlitmos temas da redação

  • 2024: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil";
  • 2023: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil";
  • 2022: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil";
  • 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" (impresso e digital);
  • 2020: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (impresso);
  • 2020: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" (digital).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias