Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Síndrome do coração pós-feriado: saiba quando as palpitações são perigosas

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O abuso de álcool, somado à falta de sono e ao esforço físico além do limite, pode resultar em arritmias - Tânia Rêgo/Agência Brasil
O abuso de álcool, somado à falta de sono e ao esforço físico além do limite, pode resultar em arritmias
Por Emanuele Almeida

17/02/2026 | 14h00

São Paulo, 17/02/2026 - Durante o Carnaval, enquanto os foliões se preocupam com a fantasia e a diversão, um órgão vital trabalha dobrado: o coração. Segundo o cardiologista do Einstein Hospital Israelita e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Daniel Petlik, a mistura típica da festa que envolve o calor intenso, consumo de álcool e bebidas energéticas, pode se tornar um gatilho perigoso para palpitações e mal-estar.

Leia também: Vai maratonar nos blocos? Especialistas orientam cuidados com coração e saúde vascular

O que acontece com o coração durante festas?

Para o corpo humano, a folia no verão é um desafio fisiológico. Petlik explica que o calor provoca a perda de líquidos pelo suor, e o consumo de álcool acentua essa desidratação. "Quando somamos a isso os energéticos, que estimulam o sistema nervoso, cria-se um cenário propício para o aumento da pressão e o surgimento de arritmias", adiciona. 

A mistura de álcool, energético, calor e desidratação é um gatilho clássico de palpitação e mal-estar.”

O médico alerta que o risco é ainda maior para quem já possui histórico de problemas cardíacos ou hipertensão.

O que é a síndrome do "coração pós-feriado"?

Existe até um termo médico informal para os efeitos desses excessos: a "Holiday Heart" (ou Síndrome do coração pós-feriado). Ela ocorre quando o abuso de álcool, somado à falta de sono e ao esforço físico além do limite, resulta em arritmias, como a fibrilação atrial.

Os sintomas, que incluem a sensação do coração batendo fora do ritmo, podem aparecer durante a festa ou até dois dias após a folia.

Leia também: 5 hábitos silenciosos que elevam o risco de doenças cardiovasculares

Quando procurar ajuda?

É natural que o coração acelere durante a dança ou esforço físico. Porém, é preciso distinguir a euforia de uma emergência médica. O cardiologista orienta que a ajuda médica deve ser buscada imediatamente se surgirem sintomas como:

  • Dor ou pressão no peito;
  • Falta de ar intensa;
  • Desmaio ou tontura forte;
  • Batimento que não normaliza mesmo após o repouso.

Se o folião parar, descansar, se hidratar e, mesmo assim, a sensação de coração descompassado persistir, é hora de passar por uma avaliação.

Hidratação é a chave

O calor faz os vasos sanguíneos dilatarem, o que pode baixar a pressão e causar tonturas. Para compensar, o coração bate mais rápido. Para evitar que isso estrague a festa, a regra é simples: água.

O cardiologista é enfático ao lembrar que álcool, energéticos e refrigerantes não substituem a água. "O ideal é beber pequenas quantidades ao longo do dia, mesmo sem sede, para garantir a proteção do coração contra os efeitos das altas temperaturas", indica Petlik.

Leia também: Pernas pesadas no verão? Especialistas explicam razões e indicam cuidados

Cuidados para sedentários e hipertensos

Para quem não tem o hábito de se exercitar, o Carnaval funciona como um esforço físico intenso. Sedentários que passam horas pulando no calor têm risco aumentado de queda de pressão e desidratação.

Já para os hipertensos, o médico reforça a necessidade de manter a medicação em dia, evitar o consumo de energéticos e fazer pausas regulares para descanso e hidratação.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias