300 mil beneficiários consultam nos Correios descontos associativos do INSS

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 2,6 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, segundo os dados mais recentes do governo federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mais de 2,6 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, segundo os dados mais recentes do governo federal
Por Paula Bulka Durães [email protected]

Publicado em 04/06/2025, às 17h42

São Paulo, 04/06/2025 - Mais de 300 mil pessoas foram atendidas em agências dos Correios sobre os descontos associativos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os números consideram as consultas feitas até terça-feira, 3.

Os atendimentos presenciais começaram no dia 30, para alcançar os aposentados e pensionistas que enfrentaram dificuldades tecnológicas para acessar as informações pela internet ou telefone.

Nas agências, os beneficiários do INSS podem: consultar os descontos, contestar os descontos indevidos, reconhecer ou autorizar algum desconto, consultar o resultado sobre a contestação (depois de um prazo de 15 dias), contestar a documentação apresentada pela associação, imprimir o protocolo com orientações sobre atendimento nos canais oficiais "Meu INSS" e 135. Ao todo, participam 4.730 unidades dos Correios espalhadas pelo País (confira a lista completa aqui). 

Mais de 2,6 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, segundo os dados mais recentes divulgados pelo governo federal. De acordo com as informações, 83,8% consultaram pelo aplicativo ou site "Meu INSS", 9,5% pelo canal telefônico 135 e 6,7% pelas agências presenciais dos Correios. Até o momento, 41 associações foram contestadas.

O que levar no atendimento presencial?

Apenas documento de identificação com foto. Não são necessários extratos, contracheques e comprovante de inscrição. O aposentado e pensionista que não puder comparecer presencialmente pode enviar um representante legal, desde que este apresente uma procuração autenticada.

O INSS também alerta que não são feitos atendimentos em domicílio. Os únicos canais oficiais são o aplicativo ou site "Meu INSS", o telefone 135 e, agora, as agências parceiras dos Correios. 

Operação Sem Desconto

A medida tem por objetivo combater a fraude nos pagamentos do INSS, em que associações falsificaram assinaturas e documentos para desviar R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, de acordo com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

A PF suspeita de lavagem de dinheiro, corrupção e enriquecimento ilícito envolvendo funcionários do governo. O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outros dirigentes do órgão foram afastados dos cargos. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão e foi substituído pelo então secretário executivo da pasta, Wolney Queiroz, agora titular do ministério desde o começo do mês passado.

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