Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a principal ferramenta usada para identificar famílias de baixa renda no Brasil. A partir dele, é possível ter acesso a diversos benefícios sociais, que vão desde ajuda financeira até isenções em exames e serviços.
Criado para reunir informações socioeconômicas da população em situação de vulnerabilidade, o CadÚnico é utilizado por diferentes programas para definir quem tem direito a auxílios e políticas públicas.
Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda total de até três salários mínimos, podem se inscrever no CadÚnico.
O cadastro é gratuito e feito presencialmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou na prefeitura da cidade. Se você tem é cadastrado, confira agora benefícios que você pode acessar:
Oferece repasses mensais conforme a composição familiar, visando garantir alimentação, saúde e educação a quem mais precisa.
Concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, com redução de até 65% no valor da fatura mensal.
Garante um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda, mesmo sem contribuição ao INSS.
Facilita o acesso à moradia com condições de financiamento mais acessíveis para famílias cadastradas.
Estudantes e candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção na taxa de inscrição em processos seletivos.
Ajuda no custeio do botijão de gás, oferecendo repasses bimestrais para famílias em situação de vulnerabilidade.
Disponibiliza gratuidade ou descontos em passagens interestaduais para pessoas acima de 60 anos com renda de até dois salários mínimos.
Além dos benefícios citados, muitos estados e municípios utilizam o CadÚnico como base para oferecer cestas básicas, auxílios emergenciais, atendimento prioritário e outros apoios.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.