Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]O Auxílio Gás é um programa do Governo Federal voltado para garantir que famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao gás de cozinha, item essencial no dia a dia dos lares brasileiros.
Gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o programa assegura R$ 108,00 destinado à compra do botijão de 13kg, sendo pago bimestralmente.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por repassar os recursos às famílias selecionadas e prestar atendimento aos beneficiários. O objetivo central é reduzir os impactos da alta no preço do gás para as famílias de baixa renda, promovendo segurança alimentar e dignidade.
Podem participar do programa todas as famílias que esto inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo. Também são incluídas famílias que tenham entre seus membros uma pessoa beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que não estejam registradas no CadÚnico.
A seleção das famílias leva em consideração alguns critérios, como o menor nível de renda por pessoa, maior número de moradores na casa, atualização recente do cadastro e se a família já é beneficiária do Bolsa Família.
Além disso, há prioridade para famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas. As parcelas seguem o calendário do Bolsa Família e o cadastro atualizado no CadÚnico é essencial para participar.
A inscrição, no entanto, não garante o recebimento automático do benefício, Auxílio Gás, pois há uma seleção periódica realizada pelo governo. Mais informações podem ser consultadas nos canais oficiais da Caixa.
Os pagamentos do Auxílio Gás seguem o calendário do Bolsa Família, e a recomendação é acompanhar os canais oficiais da Caixa Econômica Federal para verificar as datas exatas de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.