Cadastro informa se o celular foi roubado ou extraviado antes da compra
Tânia Rêgo/Agência Brasil
15/07/2025 | 11h21
São Paulo, 15/07/2025 - O Ministério da Justiça e da Segurança Pública lançou um cadastro que reúne informações sobre aparelhos celulares furtados, roubados ou extraviados, na segunda-feira, 14. Agora, os consumidores podem verificar antes da compra se o smartphone usado possui alguma restrição. O novo cadastro utiliza a base de dados do programa Celular Seguro e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O sistema contém informações de mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, que tiveram o aparelho roubado ou furtado. A consulta está disponível pelo aplicativo Celular Seguro, disponível para os sistemas Android e iOS. Para fazer a verificação, é preciso ter em mãos o número de identificação única do aparelho (IMEI).
De acordo com o levantamento mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou mais de 937 mil roubos e furtos de celulares em 2023. O Estado brasileiro com mais ocorrências é São Paulo, com 296 mil roubos e furtos, o que representa 31,6% desses crimes no País.
Como consultar
- Baixe o aplicativo Celular Seguro;
- Na tela inicial, selecione "Celulares com Restrição";
- Digite o número do IMEI ou use a câmera para ler o código de barras;
- Para visualizar o IMEI do celular consultado, digite *#06# no teclado de chamadas;
- Se não houver restrições, a tela confirmará que o aparelho está liberado para uso.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
