Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Agora ficou mais simples para idosos com mais de 60 anos obterem a credencial de estacionamento em vagas preferenciais. A emissão do documento pode ser feita diretamente pelo celular, através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem necessidade de ir presencialmente a um órgão de trânsito.
Com isso, o processo ficou mais rápido e acessível, principalmente para quem tem mobilidade reduzida ou dificuldade de locomoção.
Embora o serviço já estivesse disponível anteriormente no Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), agora ele também pode ser acessado via aplicativo (disponível para Android e IOS).
A ampliação do acesso ao celular é parte do esforço para tornar os serviços públicos mais ágeis e inclusivos. Até o momento, a funcionalidade está disponível em 102 órgãos de trânsito distribuídos por 17 estados brasileiros, a relação completa dos locais que oferecem o serviço pode ser consultada no Portal de Serviços da Senatran.
A credencial é obrigatória para quem deseja utilizar vagas reservadas a idosos e também as pessoas com deficiência física. As vagas são identificadas por meio de sinalização horizontal (pintura no chão) e vertical (placas), a ausência do documento no painel do carro, mesmo que o idoso esteja presente, configura infração de trânsito de natureza média, conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro.
Todas as etapas, como o envio e validação de documentos e dados pessoais, são realizadas digitalmente pelo aplicativo. Após a aprovação, o idoso pode imprimir a credencial e deixá-la visível no painel do veículo, como exige a legislação de trânsito.
Há também uma expectativa de avanço no atendimento a idosos que não são condutores, muitos idosos costumam ser passageiros em veículos de terceiros e, mesmo assim, necessitam das vagas preferenciais.
Atualmente, para esses casos, ainda é preciso comparecer pessoalmente a um órgão de trânsito. No entanto, a Senatran está trabalhando para que esse público também possa realizar a solicitação de forma totalmente digital no futuro.
A medida representa um avanço na inclusão digital e no respeito aos direitos da população idosa, promovendo maior autonomia e comodidade.
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