Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Embora pareça apenas uma formalidade, informar o CPF no momento da compra pode trazer vantagens reais tanto para os clientes quanto para o governo. Ao contrário do que muitos pensam, colocar o CPF na nota não permite que o governo acompanhe os hábitos de consumo individuais nem expõe o consumidor a fraudes. Os dados servem exclusivamente para monitorar o cumprimento das obrigações fiscais.
De acordo com a Serasa, o principal objetivo dessa prática é estimular a emissão de notas fiscais e, com isso, combater a sonegação de impostos. Ao exigir o documento, o consumidor contribui para a transparência nas relações comerciais, ajuda na fiscalização tributária e ainda pode ser recompensado por isso.
Quem se cadastra nos programas estaduais pode receber benefícios diversos! Os créditos acumulados podem ser utilizados de diferentes formas, como:
Em alguns casos, é possível até doar os créditos para instituições sociais. Cada estado tem suas regras e formas de premiação, e o primeiro passo é se cadastrar no site do programa local. Só assim o consumidor pode consultar os valores acumulados e participar das promoções oferecidas. Confira estados que contam com o programa:
Em Pernambuco, embora não exista um programa estadual, moradores do Recife podem acumular créditos para desconto no IPTU ao informar o CPF nas compras. Os valores podem ser acompanhados no site da prefeitura.
Portanto, além de cumprir um papel cidadão, pedir o CPF na nota pode significar dinheiro de volta, prêmios e mais benefícios. Basta estar atento ao programa do seu estado e garantir sua participação.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.