Golpe do PIX: saiba como funciona e 3 dicas para se proteger

Foto: Divulgação

Antes de compartilhar qualquer mensagem que pareça urgente ou alarmante, verifique a origem - Foto: Divulgação
Antes de compartilhar qualquer mensagem que pareça urgente ou alarmante, verifique a origem

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 13/05/2025, às 07h47 - Atualizado às 08h07

O PIX surgiu como uma alternativa de pagamento que logo se tornou presente no dia a dia de todos os brasileiros. De receber salários até pagar contas, o método rápido e gratuito revoluciou a movimentação de dinheiro no país.

Apesar disso, seu surgimento também resultou na origem de novos golpes financeiros. Por isso, a Receita Federal emitiu um alerta importante sobre criminosos que estão usando o nome da instituição para aplicar uma nova armadilha, espalhando mentiras sobre a cobrança de impostos em transações via PIX.

Na prática, são enviadas mensagens afirmando que, se você movimentar mais de R$ 5 mil por PIX, será cobrada uma suposta taxa federal. Eles ameaçam, inclusive, com o bloqueio do CPF caso o pagamento não seja feito.

Para enganar as vítimas, usam símbolos oficiais, cores e até o nome da Receita Federal para parecer legítimo. Mas fique tranquilo: isso é mentira!

A Constituição Federal proíbe qualquer tipo de imposto sobre movimentações financeiras como o PIX, entretando a RF não cobra, qualquer taxa sobre operações feitas por meio desse sistema. O que está acontecendo, na verdade, é apenas uma atualização nos sistemas das instituições financeiras, para prestar informações à Receita. Isso não tem impacto direto para o cidadão comum.

Um exemplo desse golpe é o envio de boletos falsos no valor de R$ 845,20, com o argumento de que o pagamento evitaria o bloqueio do CPF. Sendo tudo mentira!

Como se proteger? Confira abaixo 3 dicas

  1. Desconfie de mensagens que pedem dados ou pagamentos inesperados;
  2. nunca clique em links de remetentes desconhecidos; não abra anexos suspeitos, mesmo que pareçam vir de órgãos oficiais;
  3. e sempre consulte o portal e-cac ou o site oficial da receita federal para tirar dúvidas.

Antes de compartilhar qualquer mensagem que pareça urgente ou alarmante, verifique a origem. Golpistas contam com o medo e a falta de checagem das vítimas para se aproveitarem da situação, compartilhar informações falsas só fortalece essas armadilhas.

Converse com amigos e familiares, principalmente os mais velhos, e oriente-os a sempre confirmar a veracidade de mensagens que envolvam dinheiro ou dados pessoais. Em caso de dúvida, fale diretamente com a Receita pelos canais oficiais (aqui).

Nunca tome decisões apressadas baseadas em mensagens suspeitas! A Receita reforça seu compromisso em proteger o cidadão e alerta: não há cobrança sobre PIX, e qualquer mensagem nesse sentido é golpe.

Palavras-chave Pix receita federal golpe

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias