Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

O que é a aposentadoria por incapacidade permanente?

Adobe Stock

Para ter direito, o trabalhador deve passar por uma avaliação médica que comprove a incapacidade total e permanente - Adobe Stock
Para ter direito, o trabalhador deve passar por uma avaliação médica que comprove a incapacidade total e permanente

Por Joana Gianfaldoni

redacao@viva.com.br
26/12/2025 | 11h00

São Paulo, 26/12/2025 - A aposentadoria por incapacidade permanente é um benefício que o segurado recebe, após consulta médica, quando é considerado incapaz de exercer qualquer atividade que garanta o seu sustento e não possa ser reabilitado em outra profissão.

Leia também: Aposentadoria por incapacidade: veja as exceções à exigência de carência

O benefício é concedido enquanto persistir a incapacidade e o segurado pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos. O segurado também deverá ter contribuído por, no mínimo, 12 meses ao INSS, salvo exceções previstas em lei.

Como solicitar o benefício? 

1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS

2. Entre com o seu CPF e senha

3. Selecione a opção 'Pedir Novo Benefício' e escolher 'Benefício por incapacidade'.

Após a solicitação, caso haja necessidade, o INSS poderá convocar o segurado para atendimento presencial em uma unidade conveniada, agendada com antecedência, caso necessite comprovar alguma informação. 

Documentação

O segurado deverá apresentar um documento de identificação e CPF, atestado médico ou laudo legível e sem rasuras contendo nome completo do paciente, data, assinatura e identificação do profissional de saúde, além do CID da doença.

Quando houver procurador ou representante legal, são exigidos documentos pessoais e procuração ou termo de representação (tutela, curatela ou termo de guarda).

Leia também: Vai pedir aposentadoria no INSS? Veja como ficam as regras em 2026

Resposta

Após a perícia médica e a conclusão do pedido, o prazo estimado para resposta é de 45 dias corridos. O segurado pode acompanhar o pedido ao entrar no Meu INSS e seguir para "Consultar Pedidos". 

Tenho direito a acréscimo de 25%?

Alguns aposentados podem receber um adicional de 25% no valor do benefício, até mesmo sobre o 13º salário. Porém, é destinado a quem comprovar a necessidade de assistência permanente de outra pessoa para atividades básicas do dia a dia, como em casos de cegueira total, paralisia dos dois braços ou pernas, doença que deixe a pessoa acamada. A lista completa pode ser acessada no site gov.br.

Caso queira solicitar, basta entrar no Meu INSS, informe seu CPF e senha, seguir para "Do que você precisa?", digitando acréscimo de 25%, escolha o serviço e siga de acordo com as orientações.

Em caso de dúvidas sobre a aposentadoria, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Palavras-chave INSS aposentadoria

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias