Onde e como buscar atendimento gratuito para o seu pet; veja alguns centros
Envato
São Paulo, 22/02/2026 - Levar o animal de estimação ao veterinário é fundamental para a saúde dos pets e para a saúde pública, mas os custos podem ser um obstáculo. Para auxiliar tutores, há hospitais veterinários públicos em diferentes estados do Brasil.
Leia também: Pro Pet SP retoma mutirões de castração em novas cidades paulistas
Veja 4 centros públicos de atendimento veterinário
São Paulo
A rede municipal da cidade de São Paulo conta com o Hospital Veterinário Municipal Leste “Cão Orelha”, que foi rebatizado e passa a funcionar 24 horas por dia. Localizada no bairro do Tatuapé, a unidade agora recebe casos de urgência e emergência no período noturno, das 17h às 7h.
- Onde fica (Unidade Leste): Rua Tijuco Preto, 205 – Tatuapé, São Paulo (SP);
- Como funciona o atendimento diurno: o serviço normal de rotina e especialidades segue operando.
Nas unidades sul, norte e leste, o atendimento ocorre das 7h às 16h para cidadãos inscritos no CadÚnico e beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família e Auxílio Gás, que podem agendar consultas presencialmente. Já na unidade oeste, o atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 7h.
- Documentos obrigatórios: o responsável deve comparecer portando um documento oficial com foto e CPF, comprovante de residência em São Paulo (emitido há no máximo três meses), Registro Geral do Animal (RGA) e o cartão ou comprovante do programa social ou número do CadÚnico.
Quem não possui benefício ativo deve passar por uma triagem social com documentos que comprovem sua situação econômica.
Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro tem o Hospital São Francisco de Assis, localizado na Zona Norte.
- Horário de funcionamento: unidade de Irajá está aberta todos os dias da semana, das 8h às 20h;
- Serviços e Custos: o hospital oferece desde cirurgias gerais e ortopédicas até exames de imagem e tratamento para esporotricose. Serviços básicos como microchipagem, vacinação e castração são gratuitos para todos. Os demais procedimentos são tarifados, exceto para os tutores cadastrados no CadÚnico, que têm direito a todos os serviços de forma 100% gratuita.
Além do centro da Zona Norte também há outras unidades na cidade: Hospital Veterinário Municipal Jorge Vaitsman (Mangueira), localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 1120, Mangueira e o Hospital Veterinário Municipal Santa Cruz (Paciência) na rua Cabo Bastos Cortês, Santa Cruz/Paciência.
Bahia
Em Salvador, os tutores de baixa renda contam com a primeira unidade do Hospital Veterinário Público criada no município. A estrutura oferece especialidades como cirurgia geral, ortopedia, exames laboratoriais e de imagem, além de ambulatório para doenças infectocontagiosas.
- Onde fica: Rua Artêmio Castro Valente, 388 – Canabrava, Salvador (BA);
- Horário de funcionamento: o hospital abre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Aos sábados, funciona das 08h às 12h, mas exclusivamente para emergências;
- Atenção às senhas: o atendimento diário é limitado. São distribuídas apenas 40 senhas por dia, com a entrega iniciando pontualmente às 08h;
- Documentos obrigatórios: para ser atendido, é necessário comparecer com o animal e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do município de Salvador.
Leia também: Projeto de Lei propõe inclusão de terapia assistida por animais no SUS
Rio Grande do Sul
No Sul do País, há o projeto SUS Animal em Barra do Ribeira, no interior, que oferece exames, consultas e tratamentos para animais com tutores de baixa renda. A iniciativa visa combater a falta de assistência em locais que não contam com clínicas veterinárias públicas, ajudando a prevenir a disseminação de zoonoses e promovendo o bem-estar animal
Para ter acesso ao serviço, é preciso agendar horário através do contato (51) 99751-3132 e estar com os itens abaixo:
- Documento com foto;
- Comprovante de residência;
- Estar inscrito no CadÚnico.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
