Procon-SP lança oficina com dicas de consumo para idosos

Envato

A oficina consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público, principalmente no tocante às práticas de mercado - Envato
A oficina consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público, principalmente no tocante às práticas de mercado

São Paulo, 05/09/2025 - A transição demográfica impulsiona a economia global. Para se ter ideia, no Brasil, a Economia Prateada já soma R$ 1,8 trilhão em consumo anual: o equivalente a 24% de todo o consumo privado dos domicílios brasileiros. E a projeção é de que esse valor ultrapasse R$ 3,8 trilhões até 2044, alcançando 35% de participação no consumo nacional, segundo dados do Data8.

Atentos a este mercado, o Procon-SP lançou a oficina “Consumo e o Idoso”, que aborda diversos aspectos dos direitos e deveres relacionados às questões de consumo que afetam de maneira especial a população idosa.

Leia também: No Procon-SP, público 60+ prefere o atendimento presencial

A oficina consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público, principalmente no tocante às práticas de mercado que têm o idoso como foco principal de armadilhas. Além de fornecer as orientações necessárias tanto para a prevenção quanto para a solução desses problemas, a oficina tem o objetivo de fortalecer a atuação do idoso enquanto cidadão no mercado de consumo.

O conteúdo abrange noções sobre o que é a relação de consumo; práticas abusivas, tais como abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; empréstimo consignado; endividamento; transporte e outros assuntos.

O Procon-SP também disponibiliza o guia Direitos do Consumidor, que pode ser acessado aqui. Entre os temas abordados no conteúdo estão: como fazer compras, seus direitos, garantias, golpes bancários, golpes de aposentadoria, entre outros.

A oficina, que é gratuita e tem duração de duas horas, pode ser realizada tanto na capital quanto no interior, por meio dos Núcleos Regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, atendendo a solicitação dos interessados, tais como: órgãos públicos, ONGs, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.

Também serão fornecidas publicações relativas ao tema abordado.

Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail:
edu.consumo@procon.sp.gov.br

Para cidades do interior, consultar os Núcleos Regionais aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias