No Procon-SP, público 60+ prefere o atendimento presencial

Adobe Stock

Pessoas mais velhas preferem reclamar pessoalmente no Procon de São Paulo - Adobe Stock
Pessoas mais velhas preferem reclamar pessoalmente no Procon de São Paulo
Por Alessandra Taraborelli [email protected]

Publicado em 10/04/2025, às 11h41

O atendimento presencial continua sendo a preferência entre pessoas com mais de 60 anos. Levantamento realizado pela Fundação Procon-SP reforçou a proposta de retomar o atendimento presencial em sua nova sede, inaugurada em março e de expandir a rede de atendimento em delegacias, na Capital, no interior e litoral.

Entre os 334 respondentes, 50,9% afirmaram ter mais de 60 anos e que buscaram atendimento presencial. Grande parte da faixa etária dos 1.322 entrevistados se concentra no grupo de  35 a 59 anos (48,11%).

No mesmo levantamento, entre 988 respondentes que participaram através do site do Procon-SP, somente 116 (11,7%) eram da faixa etária mais alta, enquanto 379 (38,3%) correspondem a internautas de 18 a 34 anos.

A pesquisa mostra que algumas questões tecnológicas contribuem para que as pessoas 60+ prefiram o atendimento presencial. Dos 141 consumidores que responderam nas unidades, 56,7% alegam dificuldade em fazê-lo ou acompanhá-lo no site institucional.

A dificuldade no acesso às tecnologias foi identificada por outra consulta feita pelo Procon-SP entre os consumidores, em 2024, quando 51,1% responderam não ter adquirido bens ou serviços quando a empresa só atuava virtualmente, e 48,9% informaram ter dificuldade em manusear aplicativos pelo celular.

O levantamento mostrou ainda que 59,61% dos entrevistados já registraram uma reclamação no Procon-SP. Desse total, 26,90% fizeram pelo atendimento presencial, 61,04% pelo online e 12,06% em ambos.

Cabe ressaltar que 90% do público dos postos de atendimento optou pelo atendimento presencial, enquanto no público do online o resultado é inverso. 23,60% do total de entrevistados teve dificuldade em registrar e/ou acompanhar sua reclamação via online. Verificou-se que a incidência foi maior no público dos postos de atendimento pessoal em comparação com o do online.

A enquete foi realizada entre os consumidores que registraram reclamações entre 22 de janeiro e 7 de fevereiro por meio do site do Procon-SP e de formulários disponibilizados nos postos de atendimento presencial em sua nova sede, no bairro da Liberdade, e no 8º e 4º Distrito Policial, respectivamente Belenzinho e Guaianases. Além desses dois DPs, a Fundação conta com postos em outros seis distritos na cidade, com planos de inaugurar mais três ainda este ano.

O Procon-SP está disponível para moradores do estado de São Paulo por meio de sua plataforma digital e para mais de 95% através dos postos presenciais na Capital e de 378 Procons municipais conveniados. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente à população, que pode contar ainda com orientação, mediação com fornecedores nos casos mais complexos, além de ação fiscalizatória quando são identificadas práticas que causam danos coletivos ou quando há denúncias de consumidores.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias