Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 07/08/2025 - Minas Gerais se transforma em um grande palco cultural durante o mês de agosto. De Belo Horizonte ao interior do estado, eventos gratuitos oferecem ao público a chance de vivenciar música, arte, oficinas e experiências gastronômicas, sem gastar nada.
Shows ao ar livre, festivais temáticos e atividades infantis integram a programação de cidades como Belo Horizonte, Ouro Preto, Itabirito e Congonhas, com destaque para iniciativas que valorizam a cultura local e promovem o acesso democrático ao entretenimento.
Entre os destaques do mês estão o tradicional Festival Tudo é Jazz, o BH Soul Blues Festival, o projeto infantil Oni Beijada e a já conhecida Festa Chilena.
Leia também: Programe-se para shows, festivais, feiras e exposições pelo Brasil este ano
A seguir, conheça a programação completa dos principais eventos gratuitos que acontecem em Minas neste mês:
Um dos eventos mais emblemáticos do calendário mineiro, o Festival Tudo é Jazz chega à 23ª edição celebrando grandes nomes da música brasileira e internacional.
Realizado em Ouro Preto de 7 a 10 de agosto, o evento conta com atrações como Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings, Cliver Honorato, Dixieland, Willian Evans Trio, entre outros.
A curadoria é do pianista e compositor Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor Rud Carvalho.
O festival é gratuito e democratiza o acesso à música de qualidade em espaços públicos da cidade histórica, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e viabilização pelas leis de incentivo à cultura.
O Tudo é Jazz ainda terá edições nas seguintes cidades:
Veja mais detalhes aqui.
Na capital mineira, o BH Soul Blues Festival promove um verdadeiro intercâmbio musical entre artistas das Américas.
O evento, que ocorre nos dias 9 e 10 de agosto na Praça de Eventos da Filarmônica de Minas Gerais, traz 18 atrações de sete países, incluindo Bolívia, México, Equador, Estados Unidos, Chile, Uruguai e Brasil.
A programação inclui nomes como Gogo Blues (Bolívia), Emiliano Juarez (México), Alma Thomas (EUA), Beth Suzacq (Uruguai) e o Encontro das Guitarras Blues de Minas.
A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla. A curadoria é de Auder Jr., com realização da Cristie Produções e apoio da Belotur.
Veja mais detalhes aqui.
Voltado para o público infantil, o Festival Oni Beijada tem como proposta apresentar o universo da cultura afro-brasileira por meio de oficinas, contações de histórias e atividades sensoriais.
A programação é gratuita e ocorre em dois sábados de agosto:
09 de agosto – Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Lagoinha):
24 de agosto – Espaço Cênico Yoshifumi Yagi (Alípio de Melo):
Criado pela cantora Aline Calixto, o festival busca valorizar os saberes das culturas de matriz africana e promover um espaço de respeito, afeto e educação antirracista.
Veja mais detalhes aqui.
A 7ª edição da Festa Chilena ocupa os arredores do Museu Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte, no sábado, 9 de agosto. O evento gratuito celebra a cultura e a gastronomia do Chile com apresentações musicais, danças típicas, feira de artesanato, atividades circenses e espaço para pets e crianças.
Entre as delícias servidas estão empanadas, pastel de choclo, anticuchos (espetinho andino), ceviche, sopaipillas (pão de abóbora) e choripán (sanduíche típico).
O evento também oferece aulas-show com chefs chilenos radicados em Minas, como Carolina Pizarro e Milsa Marin. Uma cerveja artesanal feita especialmente para o festival será apresentada ao público.
Veja mais detalhes aqui.
Para participar, basta consultar os canais oficiais dos eventos, organizar a agenda e aproveitar o que Minas Gerais tem de melhor, de graça.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.