Minas Gerais só fica atrás de São Paulo na geração de empregos

Foto: Agência Brasil

Minas supera a marca de 1 milhão de postos com carteira assinada criados desde 2019 - Foto: Agência Brasil
Minas supera a marca de 1 milhão de postos com carteira assinada criados desde 2019

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/08/2025, às 11h05

São Paulo, 06/08/2025 - Minas Gerais alcançou um marco inédito na geração de empregos formais, superando a marca de 1 milhão de postos com carteira assinada criados desde 2019.

O desempenho posiciona o estado entre os líderes nacionais em geração de empregos, ao lado de São Paulo, os únicos a superar esse patamar no período. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Minas Gerais mantém, nos últimos anos, uma posição de destaque entre os três estados que mais geram empregos no país. Desde maio de 2023, no período pós-pandemia, foi o segundo maior gerador de vagas, ficando atrás apenas de São Paulo.

Já em 2025, até o mês de junho, o estado acumulou 149 mil novos postos, com 24.228 contratações apenas no último mês.

De acordo com a Agência Minas, quase R$ 500 bilhões atraídos em investimentos desde 2019, o estado vem se consolidando como destino estratégico para empresas de diversos setores.

Leia também: Esta cidade mineira é o paraíso para criar filhos com qualidade e segurança

Entre as iniciativas de destaque está o programa Minas Livre Para Crescer, que já alcançou mais de 500 municípios mineiros, simplificando processos e dispensando a exigência de alvarás e licenças para quase mil atividades econômicas. O governo estadual contabiliza no atual mandato criação e 1.024.000 novas vagas formais.

Leia também: Esta é a cidade mais inteligente do Triângulo Mineiro, segundo ranking nacional

A cidade de Nova Lima, em Minas Gerais
A cidade de Nova Lima, em Minas Gerais - Acervo Setur-MG / Lívia Bastos

No campo da educação e formação profissional, o governo investe em programas como o Minas Forma e o Trilhas de Futuro. Juntos, esses projetos oferecem cursos gratuitos em parceria com instituições como Senai e Senac, promovendo capacitação alinhada às necessidades do mercado de trabalho.

Leia também: Cresce número de candidaturas de pessoas 50+ a vagas de emprego

Só em 2025, são mais de 8 mil vagas abertas em 105 municípios. Desde sua criação, o Trilhas de Futuro já formou cerca de 70 mil profissionais, com investimentos que superam R$ 1,5 bilhão.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias