Foto: Âgencia Brasil | Marcello Casal Jr
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/09/2025 - O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, será marcado por desfiles cívico-militares em várias cidades do país.
Em 2025, as comemorações trarão temas ligados à história, à cultura e também a questões sociais e ambientais, reunindo milhares de pessoas em atos de patriotismo, identidade nacional e cidadania.
Leia também: 5 filmes incríveis para conhecer mais sobre a história do Brasil
Confira a seguir nove lugares que realizarão o desfile cívico-militar:
Na capital paulista, o tradicional Desfile Cívico-Militar será realizado no Sambódromo do Anhembi, das 9h às 12h. O evento, gratuito, terá duas etapas:
I. a primeira reunindo escolas, entidades culturais, veteranos e associações civis; e a
II. segunda, marcada pela presença da Marinha, Exército, Força Aérea, além das forças de segurança estaduais e municipais.
O público poderá acompanhar a passagem de viaturas, a cavalaria montada e demonstrações de cães de guerra. Para mais informações acesse (aqui).
Leia também: Brasil vence Alemanha e enfrenta a campeã olímpica Itália na Liga das Nações de vôlei
A cidade escolheu a Arena Multiuso para sediar o desfile de 7 de setembro, às 8h, com o tema 'Equidade'. Cerca de 5 mil alunos da rede municipal e diversas secretarias municipais participam do ato, que deve reunir 15 mil pessoas.
O transporte público terá Tarifa Zero no dia do evento, e a região da Arena contará com esquema especial de mobilidade e segurança. Confira mais informações (aqui).
No município de Cajamar, o desfile será realizado na Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, a partir das 9h.
Participarão escolas, APAE, Guarda Mirim, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, além de entidades civis e militares locais. O evento busca reunir a comunidade em um momento de patriotismo e união. Saiba mais (aqui).
Leia também: 'Central do Brasil', de Walter Salles, ganha exibição com trilha sonora ao vivo
Na cidade, o desfile terá como tema “A Mulher no Cenário Cultural Brasileiro”, em homenagem à contribuição feminina nas artes e na cultura nacional.
O evento acontece das 8h às 12h, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque Araçariguama. Até 45 grupos poderão participar, entre instituições de ensino, entidades culturais e assistenciais. Para mais informações acesse (aqui).
Na Esplanada dos Ministérios, o desfile terá como tema central “Brasil Soberano”, dividido em três eixos: Brasil dos Brasileiros; COP30 e Novo PAC; e Brasil do Futuro.
O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, além da tradicional apresentação das Forças Armadas, desfile motorizado, pirâmide humana, hipomóvel e o show da Esquadrilha da Fumaça.
A programação começa às 9h, com acesso gratuito ao público a partir das 6h30. Para mais informações acesse (aqui).
Leia também: Brasil sobe em ranking global de competitividade do IMD, mas há desafios
No Centro de Eventos Populares Osório Peixoto Cepop, o desfile cívico-militar no dia 7 de setembro, terá início às 8h com o tema 'Mudanças Climáticas: Causas, Efeitos e Consequências'.
A cidade também realizará outros desfiles em datas posteriores, como em Farol de São Tomé 14/9 e Guarus 21/9. Saiba mais (aqui).
Com o tema 'Brasil: raízes que nos unem, diversidade que nos fortalece', Campina Grande reunirá mais de 4 mil estudantes e 123 entidades.
O desfile será realizado em três polos: no centro da cidade 07/09, manhã, no distrito de Galante 07/09, à tarde e em São José da Mata no domingo seguinte. Confira mais informações (aqui).
O município terá o desfile cívico na Avenida Arapongas, na manhã do dia 07/09, a partir das 8h, com novo trajeto da Praça Mauá até a Rua Eurilemos.
Confirmaram presença 63 pelotões, incluindo forças de segurança, escolas, clubes e o Exército. Para mais informações (aqui).
Leia também: Melhores praias do Brasil: 5 paraísos para visitar em qualquer estação do ano
No interior cearense, o desfile será antecipado para sábado, 6 de setembro, a partir das 8h.
O evento contará com escolas públicas e particulares, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e movimentos sociais como o Grito dos Excluídos, reunindo a comunidade em torno da educação e do civismo. Para mais informações acesse (aqui).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.