Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

⁠Mistério do ET de Varginha completa 30 anos e ganha documentário

Foto: Freepik

No dia 20 de janeiro de 1996, as irmãs Liliane e Valquíria Fátima Silva e sua amiga Kátia Andrade Xavier, avistaram uma estranha criatura estranha, em um terreno baldio - Foto: Freepik
No dia 20 de janeiro de 1996, as irmãs Liliane e Valquíria Fátima Silva e sua amiga Kátia Andrade Xavier, avistaram uma estranha criatura estranha, em um terreno baldio

Por Joana Gianfaldoni

redacao@viva.com.br
07/01/2026 | 11h16

São Paulo, 07/01/2026 - A TV Globo exibe nesta semana a série documental “O Mistério de Varginha”, com depoimentos inéditos de militares, testemunhos de moradores, incluindo as mulheres que alegam ter presenciado a aparição do ET, além de documentos e áudios nunca exibidos, resgatando outras versões do que teria acontecido. 

Leia também: 5 músicas que celebram Minas Gerais e suas tradições

A gravação passou por cidades de Minas Gerais, São Paulo e Brasília. A série tem três episódios de 45 minutos e é dirigida por Ricardo Calil e Paulo Gonçalves. Ela vai ao ar após “O Auto da Compadecida 2”, e estará disponível também no Globoplay.

Relembre o caso 

No dia 20 de janeiro de 1996, as irmãs Liliane e Valquíria Fátima Silva, e sua amiga Kátia Andrade Xavier, avistaram uma estranha criatura de pele marrom, baixo, cabeça grande e olhos vermelhos em um terreno baldio, em Varginha, no sul de Minas Gerais.

Leia também: 4 pratos típicos de Minas Gerais que você precisa provar ao menos uma vez

Elas voltaram ao local da aparição cerca de 25 minutos depois e não encontraram mais nada, apenas uma marca no chão e um cheiro que não souberam descrever. 

Além disso, moradores relataram a aparição de discos voadores na cidade. Um casal relatou ter visto um objeto voador não identificado em uma fazenda a 2 km de onde a criatura teria aparecido.

Outras versões relatadas

Também foi relatado na época que dois militares seguiam pela mesma rua onde as meninas teriam visto o ET, quando um motorista freou inesperadamente o carro porque algo passou na frente do veículo. Um dos militares saiu e capturou a criatura sem usar luvas ou qualquer tipo de equipamento de segurança.

O suposto "ET" foi colocado no veículo e levado para um posto de saúde da cidade, que não quis atendê-lo. Em seguida, os policiais foram para o Hospital Regional de Varginha, em uma ala da instituição que permaneceu isolada assim que recebeu a criatura.

Leia também: 5 cidades de Minas Gerais para curtir a natureza

Após isso, o policial que, em tese, capturou o ET, faleceu dias depois devido a uma infecção generalizada. As autoridades militares brasileiras negaram a captura do ser extraterrestre. As investigações foram concluídas e não houve evidências concretas para apoiar as narrativas de seres extraterrestres.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias