Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 23/11/2025 - Falar da culinária mineira é mergulhar fundo na história do Brasil. Os sabores que hoje encantam moradores e turistas surgiram de um passado marcado por tropeiros, escravizados, portugueses e famílias que viviam nas antigas fazendas do interior.
Devido à escassez de comércio nas regiões mais afastadas, as pessoas se alimentavam do que conseguiam produzir: milho, feijão, porco, leite, ovos, vegetais e frutas. O resultado dessa mistura de ingredientes simples com criatividade e necessidade gerou pratos que se mantêm vivos até hoje.
Leia também: ChatGPT na cozinha? Veja 5 usos práticos da IA no dia a dia
A seguir, confira 4 delícias que representam a alma da gastronomia mineira e que merecem ser saboreadas por todos pelo menos uma vez na vida:
Típico de Ouro Preto, o bambá de couve nasceu nos tempos da escravidão. A base é um mingau de fubá que recebe couve rasgada com as mãos, miúdos de porco ou, nas versões atuais, linguiça. O prato é um retrato da inventividade com poucos ingredientes.
Essa combinação emblemática une dois ingredientes de fácil acesso nas cozinhas rurais mineiras. O frango, preferencialmente caipira, é cozido junto ao quiabo, que chegou ao Brasil pelas mãos de africanos escravizados. A receita exige cuidado para que o quiabo não fique com textura viscosa.
Leia também: 7 alimentos afrodisíacos que ajudam a aumentar a libido
Com raízes nas comitivas de boiadeiros, a vaca atolada era preparada durante as paradas das longas viagens. Usava-se carne conservada na gordura, misturada à mandioca encontrada pelo caminho. O resultado é um cozido saboroso e encorpado.
Produzido artesanalmente na Serra da Canastra, esse queijo ganhou fama nacional e foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil. Com sabor marcante e textura firme, ele é curado naturalmente, sem adição de conservantes, o que garante sua identidade única.
Leia também: 7 receitas deliciosas de bebidas quentes para o inverno
Típica do norte de Minas, a paçoca de carne mistura carne seca desfiada com farinha de mandioca. Surgida da fusão entre as técnicas indígenas e portuguesas, pode ser incrementada com banana-da-terra frita na manteiga, criando uma combinação agridoce irresistível.
Leia também: Comidas que ‘abraçam’: 5 receitas baratas e quentinhas para enfrentar o frio
Cada um desses pratos representa uma parte da identidade mineira. São receitas que nasceram da necessidade, mas se transformaram em símbolos culturais.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Política