Novas exposições no Masp colocam meio ambiente no centro da arte
Reprodução Masp
05/12/2025 | 11h54
São Paulo, 05/12/2025 - Duas novas exposições abertas hoje no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, dão continuidade à série Histórias da Ecologia, tema latente após a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA).
Os desenhos espirituais do xamã André Taniki Yanomami encontram eco nas instalações da ativista mexicana Minerva Cuevas, cobrando do público uma atitude em relação à devastação das florestas, do meio ambiente e desigualdade social.
A exposição Ser Imagem reúne 121 desenhos de André Taniki Yanomami, juntando duas coleções - o acervo da fotógrafa suíço-brasileira Claudia Andujar e o do antropólogo francês Bruce Albert - raramente exibidos ao público.
Os desenhos à caneta revelam visões xamânicas e uma ecologia espiritual, sobre rituais fúnebres e transes. Taniki nasceu por volta de 1945, e no ano passado alguns de seus desenhos foram expostos na Bienal de Veneza.
Já Cuevas, nascida em 1975, trabalha sobre vários suportes, telas, instalações e cartazes para denunciar questões de injustiça social e degradação do meio ambiente pelo progresso. É o caso da indústria do petróleo, que deixa o piche escorrendo de uma bucólica cena de por do sol na praia. Ou latas de óleo combustível que servem de vasos para arranjos de flores.
O consumo também é tema de sua arte-denúncia, como a distribuição de garrafas de água mineral gratuitamente durante a exposição. O slogan, "Egalité", ou seja, igualdade, em vez da marca famosa de água dos alpes suíços.
Para completar o passeio temático pela questão da natureza, está ainda em cartaz no Masp a exposição póstuma do colombiano Abel Rodríguez (Mogaje Guihu), com suas telas sobre árvores e animais da floresta amazônica, na perspectiva de seus conhecimentos ancestrais.
Serviço
Exposições: "Ser Imagem", de André Taniki Yanomami, e "Ecologia Social", de Minerva Cuevas
Quando: De 5/12/25 a 5/4/26
Onde: Masp - Edifício Lina Bo Bardi. Mezanino, 1º subsolo. Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP
Ingressos: R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada). O acesso é gratuito às terças-feiras.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
