Foto: Divulgação
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brNeste Dia dos Namorados (12), o romance vai além do amor e mergulha no afeto coletivo por uma das maiores artistas da música brasileira. Estreia hoje no Circuito Spcine, em 27 salas públicas da capital paulista, o documentário “Ritas”, que celebra a trajetória de Rita Lee, a eterna rainha do rock nacional.
A chegada do filme ao circuito municipal acontece após o sucesso da pré-estreia popular em maio, que teve ingressos esgotados e um debate especial no dia do lançamento nacional. Desde então, “Ritas” já ultrapassou 20 mil ingressos vendidos, tornando-se o segundo maior documentário brasileiro de 2025, de acordo com dados do Filme B.
Dirigido por Oswaldo Santana, o documentário mergulha na vida e no processo criativo de Rita Lee por meio de um acervo de entrevistas ao longo das décadas e de depoimentos inéditos. A narrativa, conduzida pela própria artista, oferece uma perspectiva íntima e poética de suas múltiplas facetas: poeta, compositora, instrumentista, escritora, musa e eremita.
Mais do que recontar feitos, “Ritas” revela as transformações de uma artista que se reinventava a cada disco, a cada fase, e que segue reverberando em gerações.
Para marcar a estreia, o Circuito Spcine preparou sessões com bate-papo com o diretor:
Além disso, o público poderá participar de sorteios de pôsteres oficiais do filme em todas as 27 salas participantes.
Ingressos gratuitos estão disponíveis em 26 salas localizadas em CEUs de todas as regiões da cidade. Já na Sala Lima Barreto (CCSP), os ingressos têm valor popular: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Os bilhetes são distribuídos com uma hora de antecedência, diretamente nas bilheterias de cada local.
Salas com entrada gratuita:
Mais do que um documentário, “Ritas” é um registro afetivo e histórico, feito de lembranças, músicas e reinvenções. Em tempos de nostalgia e resistência cultural, o longa reafirma o impacto de Rita na cultura brasileira, agora nos cinemas públicos da cidade que tanto a amava.
Assista ao trailer:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.