Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/08/2025 - O público de viajantes solteiros vem ganhando destaque no setor turístico paulista. Segundo dados recentes do Sebrae Nacional, esse grupo não apenas lidera os gastos com passeios, mas também influencia tendências de consumo no turismo, gastando cerca de 20% a mais que famílias e casais.
Para atender a essa demanda crescente, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) selecionou 5 tipos de experiências que agradam diferentes perfis de viajantes solteiros:
Confira a seguir 5 destinos perfeitos para solteiros:
Leia também: Como planejar uma viagem internacional gastando pouco? Confira 10 dicas
O contato com a natureza aparece em passeios náuticos e mergulhos pelo litoral e rios do interior, com 99 pontos de visitação mapeados e abertos ao público.
Destinos como Ilhabela e São Sebastião permitem, até o final de agosto, experiências de observação de baleias. Enquanto rios como Tietê, Grande e Paraná recebem atividades de lazer em cidades como Pereira Barreto, Mira Estrela e Rubineia.
Leia também: Viagem longa? Veja como proteger suas pernas e evitar inchaço
Entre as opções, passeios por vinícolas paulistas se destacam. O estado possui mais de 200 estabelecimentos distribuídos em roteiros de turismo rural, muitos deles com degustações e visitas aos processos de produção.
Municípios como Espírito Santo do Pinhal, na Rota Serra dos Encontros, oferecem experiências em vinícolas renomadas, como Guaspari, Amana e Floresta São Pedro, integradas às Rotas do Vinho SP, programa voltado à valorização do turismo regional.
Leia também: 4 dicas para viajantes de cruzeiro de primeira viagem
Aventureiros encontram em São Paulo um dos maiores polos de parques temáticos da América Latina. Entre os destaques estão o:
Esses espaços combinam diversão, atrações aquáticas e temáticas, zoológicos e piscinas de águas quentes, atendendo a diferentes perfis de visitantes.
Leia também: Quer viajar melhor e gastar menos? Veja como a IA pode ajudar
Para os amantes do futebol, a Rota do Futebol SP apresenta visitas guiadas a 11 estádios paulistas, incluindo salas de troféus e vestiários oficiais.
Estádios do interior, como o Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e a Fonte Luminosa, em Araraquara, também oferecem uma imersão na cultura esportiva local.
Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 200 mil pessoas participaram de atrações em clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
Por fim, o Vale do Ribeira se consolida como destino de ecoturismo e turismo de aventura. O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) abriga mais de 300 cavernas e oferece trilhas, cachoeiras e hospedagens integradas à natureza.
A região mantém comunidades tradicionais, como quilombolas e caiçaras, tornando a experiência turística rica em biodiversidade e patrimônio cultural.
Leia também: Seguro viagem vale a pena? Descubra benefícios, coberturas e obrigatoriedade
Com opções que vão do lazer urbano à aventura em plena natureza, São Paulo se posiciona como um destino completo para quem busca experiências singulares e intensas, especialmente para o público solteiro que valoriza autonomia, diversidade de atividades e bem-estar.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.