Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]São Paulo, 08/07/2025 - Viajar a trabalho ou para lazer requer alguns cuidados com a saúde, principalmente das pernas no caso de trajetos longos de avião, ônibus ou carro. O tempo prolongado sentado sem se movimentar pode aumentar o risco de formação de coágulos nas veias, com risco de trombose venosa profunda (TVP).
De acordo com a cirurgiã vascular Dra. Carolina Dutra Queiroz Flumignan, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-SP), a principal causa da TVP durante viagens é a imobilidade. O problema pode evoluir para embolia pulmonar se o coágulo for levado pela corrente sanguínea até os pulmões e os sinais mais comuns são inchaço repentino em uma das pernas, dor na panturrilha, sensação de peso, vermelhidão e calor local.
O cirurgião vascular Dr. Márcio Steinbruch também alerta que o risco de trombose aumenta em 26% a cada duas horas sentado na mesma posição. "Isso costuma acontecer nas viagens acima de 4 horas, porque como as pessoas ficam na mesma posição sem movimentar as pernas, o fluxo sanguíneo nessa área diminui e aumenta o risco da formação de um coágulo”, explica.
As meias de compressão são indicadas para melhorar o retorno do sangue e reduzir o inchaço, principalmente em pessoas com varizes, gestantes ou com histórico de trombose.
Tanto o frio quanto o calor podem influenciar a circulação. Em lugares frios, os vasos se contraem, o que dificulta o fluxo do sangue, já em locais muito quentes, os vasos se dilatam, podendo causar inchaço, dor e sensação de peso nas pernas. Usar roupas confortáveis, manter-se hidratado e elevar as pernas são formas simples de cuidar da saúde vascular.
Grupos como gestantes, pessoas com obesidade, varizes ou doenças vasculares devem ter atenção redobrada e, sempre que possível, buscar orientação médica antes de viajar. Caso surjam sintomas como:
Caso sinta alguns desses sintomas nas pernas, é essencial procurar atendimento o mais rápido possível.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.