Foto: Envato Elements/ChantelleL3
Por Beatriz Duranzi
[email protected]O dia 21 de abril é lembrado em todo o país como o Dia de Tiradentes, uma data de grande importância para a história do Brasil. Mas afinal, essa data é feriado nacional ou ponto facultativo? E por que ela é comemorada?
Neste conteúdo, vamos explicar a origem do feriado, quem foi Tiradentes, e como essa data impacta o calendário dos brasileiros.
Sim. O Dia de Tiradentes é um feriado nacional oficializado por lei. Isso significa que a data vale para todo o território brasileiro, independentemente de decretos estaduais ou municipais. Está previsto na Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, que define os feriados nacionais civis do Brasil.
Diferente de datas como a Quarta-feira de Cinzas ou o Dia do Servidor Público, que são pontos facultativos (ou seja, a obrigatoriedade de folga depende de cada órgão ou empresa), o dia 21 de abril é um feriado fixo, obrigatório e reconhecido em todo o país.
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, movimento que ocorreu no final do século XVIII contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa na então colônia brasileira.
Tiradentes era alferes (um posto militar), dentista prático (daí o apelido), e ficou conhecido por seu ideal republicano e seu desejo de independência do Brasil. Em 1792, ele foi condenado à morte e enforcado, tornando-se o único dos inconfidentes a pagar com a vida pela tentativa de revolta. Sua morte transformou-o em símbolo da luta por liberdade e independência no país.
O dia 21 de abril marca a data da execução de Tiradentes, em 1792, no Rio de Janeiro. Em sua homenagem, a República passou a considerar a data como símbolo da resistência contra a opressão e em defesa da liberdade. Desde a Proclamação da República, Tiradentes é considerado herói nacional.
Como se trata de um feriado nacional, diversos serviços não funcionam neste dia, incluindo:
Por outro lado, serviços essenciais como hospitais, postos de saúde, transporte público e segurança seguem operando, mesmo que com escalas especiais ou horários reduzidos.
Comércio e shoppings podem funcionar de acordo com decisão local ou convenções coletivas de trabalho.
O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, é um feriado nacional e não ponto facultativo, sendo reconhecido legalmente e observado em todo o país. Mais do que uma pausa na rotina, a data representa um momento de reflexão sobre os ideais de liberdade e justiça que moldaram a história do Brasil.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.