Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Teste seu conhecimento sobre as capitais temáticas do Brasil

Foto: Envato Elements

Hoje, quase cem municípios ostentam o título de “capital nacional” - Foto: Envato Elements
Hoje, quase cem municípios ostentam o título de “capital nacional”

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/10/2025, às 09h56

São Paulo, 20/10/2025 - O Brasil é um país repleto de diversidade cultural, e, em muitos casos, isso vai além dos sotaques, da culinária ou da música. Hoje, quase cem municípios ostentam o título de “capital nacional” por se destacarem em áreas culturais, esportivas, econômicas ou geográficas.

Nos últimos 20 anos, mais de 50 cidades brasileiras conquistaram títulos temáticos, reconhecendo tradições locais ou vocações regionais. Há a Capital Nacional do Churrasco, a do Frio, a do Boné, a do Bumba Meu Boi, e muitas outras que refletem o mosaico cultural do País.

De norte a sul, há cidades conhecidas por suas particularidades. Apucarana (PR), por exemplo, é a Capital Nacional do Boné, com cerca de 2 mil fábricas dedicadas à produção do acessório. 

Carlos Barbosa (RS) é a Capital Nacional do Futsal, por abrigar a equipe da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), hexacampeã da Libertadores e bicampeã da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.

Leia também: A capital do tricô fica pertinho de São Paulo; boa dica para o frio

Como uma cidade conquista o título de “capital nacional”

Com a multiplicação de propostas, o Congresso discutiu a criação de regras para padronizar a concessão dos títulos.

Em 2016, os então deputados Hildo Rocha (MDB-MA) e Laura Carneiro (PSD-RJ) apresentaram um projeto de lei que estabelecia critérios objetivos, aprovado na Câmara em 2019, mas ainda parado no Senado.

Pelo texto, uma cidade só pode receber o título se:

  • se destacar em atividade cultural, esportiva ou econômica;
  • sediar eventos de relevância nacional;
  • ter sido palco de fatos históricos importantes;
  • ou possuir características geográficas únicas.

O projeto também proíbe duas capitais nacionais com o mesmo tema e exige que sejam ouvidos municípios e entidades representativas antes da aprovação.

Enquanto a proposta não avança, os parlamentares seguem as orientações da Comissão de Cultura da Câmara, que recomenda cautela e comprovação de relevância antes de conceder os títulos.

Leia também: Próxima da capital, cidade do interior de MG está atraindo cada vez mais pessoas

Mais do que um nome, um impulso para o turismo e a economia

O reconhecimento de uma cidade como “capital nacional” vai além do simbolismo. Ele ajuda a divulgar a localidade, atrair turistas, fortalecer tradições e impulsionar negócios. 

Em muitos casos, o título serve como marca de identidade, promovendo o orgulho local e reforçando o potencial econômico de uma região.

Leia também: 5 filmes incríveis para conhecer mais sobre a história do Brasil

Quer saber o quanto você entende das cidades temáticas do Brasil?

A Agência Senado lançou um quiz especial que desafia os brasileiros a testarem seus conhecimentos sobre as nossas “capitais nacionais”. Clique aqui para fazer o teste e descobrir se você é um especialista nas cidades temáticas do País.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias