Brasília e São Paulo, 20/10/2025 - Usuários reclamaram nesta manhã de instabilidade no sistema do Pix, conforme múltiplos relatos nas redes sociais. Os casos foram reportados em meio a falhas globais no AWS, serviço de computação nas nuvens da Amazon, mas ainda não há confirmação sobre a origem do problema.
O site DownDetector, que monitora reclamações sobre o funcionamento de serviços online, identificou uma aumento nos relatos sobre o sistema de pagamentos instantâneos desde a madrugada. Por volta das 11h40, houve um pico de 176 problemas reportados, de acordo com a plataforma. O Google registrou um salto nas pesquisas do termo “Pix” e de instituições financeiras como PicPay.
Questionado sobre a instabilidade, o Banco Central (BC) afirmou que os sistemas administrados pela autarquia estão funcionando normalmente.
Mercado Livre e Mercado Pago
O Mercado Livre e o Mercado Pago, que estão entre as empresas que tiveram suas atividades afetadas pela pane global no serviço de nuvem da Amazon, o AWS, informaram que já operam normalmente.
"O Mercado Livre e o Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos. Nossos times trabalharam rapidamente para restabelecer o sistema, que já opera normalmente", informou o grupo, por meio de sua assessoria de imprensa.
O monitor de relatos de falhas em sites e aplicativos Downdetector apontou um pico de reclamações de usuários do Mercado Pago entre as 3 horas da madrugada e 6 horas da manhã nesta segunda-feira. Por volta das 10h40, o número de reclamações ainda estava acima da média. As principais queixas eram referentes a mobile banking, transações e visualização de saldo.
Já no caso do Mercado Livre, os primeiros picos de reclamações aconteceram por volta das 6h e das 8h, com piora nos relatos perto das 10h. Os problemas se referiam principalmente ao uso do site e do aplicativo da varejista.