60% dos brasileiros têm planos de tomar crédito neste início de 2026
Envato
02/02/2026 | 13h22 ● Atualizado | 13h23
São Paulo, 02/02/2026 - Com maior interesse em organizar a vida financeira, seis em cada dez brasileiros afirmam já ter procurado ou tem planos de solicitar algum tipo de crédito neste início do ano. É o que revela recente levantamento feito pela fintech meutudo.
Entre os 9.468 brasileiros de todas as regiões do País que foram ouvidos, 24% afirmaram já ter contratado crédito e 36% disseram ter planos de recorrer a algum tipo de financiamento nos próximos meses, enquanto 40% declarou não ter interesse em buscar empréstimos no momento.
Leia também: Crédito do Trabalhador: passo a passo para contratar o empréstimo consignado
Dentro da amostra entrevistada, 49% são trabalhadores com carteira assinada. Pouco mais de um quarto dos entrevistados (26%) são aposentados e pensionistas do INSS, outros 10% são autônomos sem renda fixa, 8% disseram estar desempregados e 7% são beneficiários do BPC/LOAS.
Crédito do trabalhador, INSS e BPC
Entre as opções mais procuradas o crédito do trabalhador (CLT) liderou, sendo mencionado por 37% dos participantes, seguido pelo consignado do INSS, com 29%, e o consignado para beneficiários do BPC, com 12%.
A maior procura pelo consignado, na visão de Marcio Feitoza, CEO da meu tudo, mostra um consumidor mais cauteloso, atento à previsibilidade e ao impacto das parcelas no orçamento mensal.
Leia também: Crédito consignado CLT ainda tem espaço para crescer, dizem especialistas
Entre os principais motivos para a tomada de crédito, 52% dos entrevistados afirmou ter planos de organizar as dívidas. Pagar as contas típicas do início do ano, como IPTU, IPVA e material escolar, foi a causa citada por 20% do público ouvido. Outros 15% revelaram ter como principal motivação cobrir imprevistos financeiros.
Entre os fatores mais importantes para a contratação, 45% afirmam levar em conta o valor da parcela, enquanto 20% consideram mais essencial a liberação rápida do dinheiro e outros 18% a taxa de juros prevista no empréstimo.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
