São Paulo, 17/11/2025 - As agências bancárias não abrem para atendimento presencial ao público na próxima quinta-feira (20), dia da
Consciência Negra, feriado nacional. Na bolsa brasileira,
B3, também não registrará negociações na data. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (
Febraban), em algumas localidades, as salas de autoatendimento das instituições financeiras estarão disponíveis aos clientes, mas essa decisão fica a critério de cada banco.
Com isso, as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão realizadas no dia do feriado, somente o Pix.
Em 21 de novembro, os bancos e a B3 retomam as atividades. A depender da região, as agências bancárias seguem de portas fechadas em caso de feriado no seu município ou Estado.
Na bolsa brasileira, na sexta-feira serão retomadas as negociações nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados. O mesmo ocorre para o mercado de empréstimo de ativos, compensação, liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 e na Câmara de Câmbio, além da Central Depositária de Renda Variável B3, Balcão B3, negociação e liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto, e Infraestrutura para Financiamento B3.
Canais digitais
Além das áreas de autoatendimento das agências bancárias que estiverem disponíveis, os clientes podem realizar operações como pagamentos e transferências nos canais digitais dos bancos. A opção de seguir pelos meios eletrônicos é uma alternativa prática e segura, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Segundo Faria, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
"Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais", explica Faria. Caso isso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).