Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Black Friday está no radar de 72% dos consumidores, aponta pesquisa

Envato

Apesar de cautelosos, 23% afirmaram ter ultrapassado limite do cartão de crédito na Black Friday em anos anteriores - Envato
Apesar de cautelosos, 23% afirmaram ter ultrapassado limite do cartão de crédito na Black Friday em anos anteriores
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 22/10/2025, às 14h34

São Paulo, 22/10/2025 - Pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revela que os consumidores brasileiros até estão de olho na Black Friday deste ano, mas com o cuidado de não ir com sede demais ao pote. Segundo o levantamento, 72% dos consumidores estão mais cautelosos e tentando se planejar financeiramente antes de aproveitar a temporada de promoções deste ano. Essa cautela é justificada: em edições anteriores, 23% afirmam ter ultrapassado o limite do cartão de crédito e 12% acabaram se endividando ao tentar aproveitar os descontos.
Entre os entrevistados deste ano, 42% dizem que irão com certeza às compras na Black Friday deste ano. Outros 41% relatam que o preço continuará sendo o principal fator de decisão.
Leia também: Consumo entre as classes D e E deve crescer em 2025, aponta estudo
Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira, alerta que esse período pode ser uma excelente oportunidade para quem se planeja, mas também um grande risco para quem confunde desconto com permissão para gastar mais. “O ideal é comparar preços com antecedência, definir um limite de gastos e evitar parcelamentos longos”, aconselha.
Produtos de tecnologia (como celulares, TVs e computadores) seguem liderando a preferência dos consumidores (41%). Em segundo lugar, estão os eletrodomésticos (35%). Reflexo do maior endividamento da população, o pagamento de dívidas está nos planos de 32% dos consumidores ouvidos, seguido pelo parcelamento de dívidas, com 25%.

Pesquisa e cautela

Em busca do melhor negócio, 60% dos consumidores afirmam ter pesquisado e comparado preços antes de comprar. Aproveitar os descontos é a principal motivação para participar da data, na avaliação de 39% dos entrevistados. Apenas 19% pretendem aproveitar a data para comprar algo já planejado e 12% irão repor produtos de uso frequente por valores mais baixos.
Quase metade dos consumidores ouvidos (47%) pretende aproveitar as ofertas disponíveis em sites de e-commerce. Com relação a formas de pagamento, 44% afirmam utilizar o cartão de crédito para parcelar a sua compra nesse período de ofertas, enquanto 34% pretendem pagar com Pix, 10% no crédito à vista e 8% via boleto.
Para o levantamento, foram entrevistados 1.200 consumidores em todo o país entre 30 de setembro e 6 de outubro. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias