Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Imposto chega a 46,6% em itens relacionados ao Carnaval, aponta ACSP

Envato

Carga tributária segue elevada e não apresentou oscilações significativas em relação ao ano anterior - Envato
Carga tributária segue elevada e não apresentou oscilações significativas em relação ao ano anterior
Por Fabiana Holtz

06/02/2026 | 14h10

São Paulo, 06/02/2026 - Entre os itens de consumo do Carnaval mais tributados no País, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgada nesta sexta-feira, estão a máscara de plástico (46,62%), máscara de lantejoulas (46,38%), fantasia de Carnaval de tecido (45,66%) e chope (44,39%). O estudo foi realizado com base na tabela do Impostômetro, criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). 

O ambiente tributário para os itens de consumo do Carnaval, na visão da entidade, continua com carga elevada e não apresentou oscilações significativas em relação ao ano anterior. Neste ano, a folia acontecerá entre os dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira, com blocos de rua, desfiles e foliões espalhados por todo Brasil.

Leia também: Gastos com viagens no Carnaval devem ficar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, diz Sebrae

"Diante da alta tributação incidente sobre os produtos tipicamente consumidos no Carnaval, a melhor estratégia para o folião é apostar na economia criativa: reutilizar fantasias, adaptar roupas e usar a imaginação para reduzir gastos e ainda assim aproveitar o Carnaval de forma consciente", aconselha o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP).

Leia também: Cesta do Carnaval sobe 5,6% em 12 meses e fica acima da inflação geral

Bebidas alcoólicas

No caso das bebidas alcoólicas, o imposto mais alto (o whisky recebe a maior tributação, de 56,4%) se deve a uma política de saúde pública que visa o desestímulo ao consumo em excesso. "No entanto, não há justificativa aparente para a elevada tributação de outros produtos, tais como: máscara de plástico, máscara de lantejoulas e fantasia de Carnaval, entre outros", aponta a ACSP em nota.

A carga tributária brasileira é equivalente à da Grã-Bretanha, sendo que nossa renda por habitante é bastante inferior à dos países desenvolvidos", ressalta Gamboa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias