Financiamento de veículos cai 0,7% no 1º semestre no comparativo anual

Envato

Queda foi puxada pelo desempenho dos veículos pesados, que registraram um recuo de 4,6% no período - Envato
Queda foi puxada pelo desempenho dos veículos pesados, que registraram um recuo de 4,6% no período

Por Elisa Calmon, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 18/07/2025, às 12h28
São Paulo, 18/07/2025 - As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre de 2025, entre novos e usados, segundo dados da B3. O número, que inclui autos leves, pesados e motos em todo o País, representa uma redução de 0,7% na comparação com igual período de 2024. Em valor absoluto, foram 24 mil unidades a menos.
A queda foi puxada, principalmente, pelo desempenho dos veículos pesados, que registraram um recuo de 4,6% no número de financiamentos. No segmento de auto leves, houve uma diminuição de 2,6% em relação aos seis primeiros meses de 2024. Por outro lado, o financiamento de motos cresceu 4,4%.
"Os resultados mostram que, diante de um cenário macroeconômico mais adverso, o mercado de financiamento de veículos continua enfrentando dificuldades para retomar o ritmo de crescimento e alcançar os níveis observados no ano anterior", afirma o superintendente de Produtos de Financiamento na B3, Daniel Takatohi.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Junho

Em junho de 2025, o financiamento de veículos totais apresentou uma redução de 7% na comparação com o mês de maio. A maior retração neste período ocorreu na venda financiadas de motos, com 6,1% a menos no número de vendas. As negociações financiadas de automóveis leves caíram 4,7%, enquanto a de veículos pesados subiram 5,8%.

Palavras-chave B3 Brasil Vendas veículos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias