Fiscalização de Natal do Procon-SP encontra falhas em 148 comércios
Envato
Por Emanuele Almeida
22/12/2025 | 17h08
São Paulo, 22/12/2025 – O Procon-SP realizou entre os dias 01 e 12 de dezembro a Operação Natal, visitando 218 estabelecimentos comerciais no interior e no litoral norte paulista. Foram encontradas irregularidades em 148 (67,89%) desses locais.
As equipes de fiscalização dos núcleos regionais da organização realizaram as visitas e constatou os ]principais problemas encontrados foram:
- Inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão);
- Falta de informação do preço à vista e inadequação da informação de prazo de validade ou validade vencida.
A ação foi realizada em 31 municípios do interior do Estado de São Paulo por fiscais dos núcleos regionais do Procon-SP em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. A operação já foi encerrada e não acontecerá durante a semana do Natal.
Os problemas encontrados pelos fiscais se tornam mais complexos frente às previsões de compras neste fim de ano. Um estudo da FecomercioSP mostra que os paulistanos estão dispostos a gastar até R$ 507, em média, com presentes de Natal. Além disso, uma outra pesquisa feita pela Genial/Quaest mostra crescimento do número de brasileiros que avaliam que a ceia de Natal deste ano vai ser mais farta em relação ao ano passado — o porcentual subiu de 20%, em dezembro de 2024, para 23%, em dezembro de 2025.
Hoje os fiscais estão visitando rodoviárias nas cidades onde há escritórios regionais da organização. O objetivo é verificar adequação ao Código de Defesa do Consumidor; mas, com um foco para questões relacionadas a viagens de fim de ano.
Quais cidades foram visitadas?
As cidades visitadas foram: Itaquaquecetuba, Franca, Campinas, Mairinque, Assis, São José da Bela Vista, Pirassununga, Leme, São Bernardo do Campo, Santo André, Araras, Rio Cla-ro, Sorocaba, Barra Bonita, Caraguatatuba, São Roque, Itápolis, Bebedouro, Jales, Ibitinga, Guaíra, Fernandópolis, Sud Mennucci, Guzolândia, Auriflana, Barretos, Votuporanga, General Salgado, Piedade, São João de Iracema e Ribeirão Preto.
Leia também: Cresce o número de brasileiros que prevê ceia de Natal mais farta neste ano
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
