Influencers de finanças são seguidos por 263 milhões de pessoas no Brasil, alta de 17%

Adobe Stock

Influencers de finanças são chamados finfluencers, e contam com 263 milhões de seguidores - Adobe Stock
Influencers de finanças são chamados finfluencers, e contam com 263 milhões de seguidores

Por Jean Mendes, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 04/06/2025, às 12h20 - Atualizado às 17h16

São Paulo, 04/06/2025 - Falar de finanças nunca foi tão popular no Brasil, segundo o 8º relatório FInfluence, desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Há atualmente 741 influenciadores monitorados, 30% a mais que no relatório anterior. Esses criadores são responsáveis por 1.662 perfis sobre o tema, com um engajamento médio de 2,965 mil interações por post, um recorde no segundo semestre de 2024, acumulando uma audiência de mais de 263 milhões de seguidores - um aumento de 17% em comparação ao último relatório. 

finfluencers
Os influencers de finanças mais populares, segundo pesquisa Finfluencers 2025 - Reprodução Anbima

O documento também apresenta um ranking de influenciadores por meio de uma análise qualitativa.

No ranking de pessoas físicas, estão em primeiro lugar o Economista Sincero, que voltou à primeira posição após duas publicações; na sequência, aparecem Bruno Perini e Thiago Guitián Reis.

Entre as empresas, destacam-se InfoMoney, Valor Econômico e IstoÉ Dinheiro, nas primeiras posições.

YouTube segue sendo o carro-chefe

A plataforma YouTube continua sendo a rede de maior engajamento para o público, com 32,9% dos perfis monitorados, apresentando um engajamento cerca de três vezes maior que a média geral, ultrapassando a marca de dez mil interações. Na segunda posição, vem o Instagram, com 36,2% dos perfis.

Por outro lado, o Facebook segue em declínio, com uma retração de 22% no seu engajamento. A rede social X registrou uma queda de 3,6% nas interações e uma diminuição de 3,4% no número de publicações, mas ainda concentra a maior parte das contas monitoradas - 37,2%.

Perfis corporativos são destaque de crescimento

Atualmente, monitoramos 436 contas corporativas, cujo engajamento médio cresceu mais de 34%, passando de 1.662 para 2.234 interações por post. Embora ainda bem abaixo do desempenho dos perfis de pessoas físicas, a diferença vem diminuindo a cada nova edição do relatório.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias