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Por Jean Mendes, do Broadcast
[email protected]São Paulo, 04/06/2025 - Falar de finanças nunca foi tão popular no Brasil, segundo o 8º relatório FInfluence, desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Há atualmente 741 influenciadores monitorados, 30% a mais que no relatório anterior. Esses criadores são responsáveis por 1.662 perfis sobre o tema, com um engajamento médio de 2,965 mil interações por post, um recorde no segundo semestre de 2024, acumulando uma audiência de mais de 263 milhões de seguidores - um aumento de 17% em comparação ao último relatório.
O documento também apresenta um ranking de influenciadores por meio de uma análise qualitativa.
No ranking de pessoas físicas, estão em primeiro lugar o Economista Sincero, que voltou à primeira posição após duas publicações; na sequência, aparecem Bruno Perini e Thiago Guitián Reis.
Entre as empresas, destacam-se InfoMoney, Valor Econômico e IstoÉ Dinheiro, nas primeiras posições.
A plataforma YouTube continua sendo a rede de maior engajamento para o público, com 32,9% dos perfis monitorados, apresentando um engajamento cerca de três vezes maior que a média geral, ultrapassando a marca de dez mil interações. Na segunda posição, vem o Instagram, com 36,2% dos perfis.
Por outro lado, o Facebook segue em declínio, com uma retração de 22% no seu engajamento. A rede social X registrou uma queda de 3,6% nas interações e uma diminuição de 3,4% no número de publicações, mas ainda concentra a maior parte das contas monitoradas - 37,2%.
Atualmente, monitoramos 436 contas corporativas, cujo engajamento médio cresceu mais de 34%, passando de 1.662 para 2.234 interações por post. Embora ainda bem abaixo do desempenho dos perfis de pessoas físicas, a diferença vem diminuindo a cada nova edição do relatório.
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