Mais de 1 milhão de tentativas de fraude foram evitadas em fevereiro, diz Serasa

Envato Elements

Bancos e cartões concentraram a maior parte das tentativas - Envato Elements
Bancos e cartões concentraram a maior parte das tentativas

Por Fabiana Holtz

[email protected]
Publicado em 16/05/2025, às 16h02

São Paulo, 16/05/2025 -  O número de tentativas de fraude evitadas no Brasil cresceu 37,4% em fevereiro no comparativo anual, somando 1,119 milhão, de acordo com o indicador da Serasa Experian. O dado é equivalente a uma tentativa a cada 2,2 segundos. E a tendência é de alta visto que este já é o segundo mês consecutivo que o índice supera a marca de 1 milhão de tentativas identificadas. 

Bancos e Cartões concentraram a maior parte das tentativas, com 54,3%, seguido pelo setor de  Serviços, com 31,8%, e Financeiras, com 6,6%.

Por faixa etária, o grupo preferido pelos golpistas foi o de pessoas entre 26 e 50 anos, que foram alvo de 59,5% das tentativas descobertas. Segundo a Serasa, essa parcela da população temos maior poder de consumo e presença digital. Pessoas com até 25 anos receberam 15,2% das tentativas de golpe, enquanto a faixa de  51 a 60 anos concentrou 13,4%. A de maiores de 60 anos foi alvo de 11,9% das investidas dos fraudadores.

Os números revelam, segundo Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, que apesar dos criminosos digitais terem um público preferencial nenhuma faixa etária está imune. "Jovens, adultos e idosos precisam estar atentos e conscientes sobre como proteger seus dados e evitar cair em armadilhas cada vez mais elaboradas”.

Biometria

Na leitura por modalidade, a biometria facial e documentoscopia liderou entre as tentativas, com salto de 78,1% no comparativo anual. Este tipo de autenticação representou 41,7% das tentativas, atrás apenas das verificações por inconsistências cadastrais (50,8%). Já a verificação de dispositivos respondeu por 7,5% dos casos.

Segundo Rocha, no momento o que se observa é uma evolução significativa nas estratégias dos criminosos digitais, com a introdução de inteligência artificial, o que dificulta ainda mais a identificação das fraudes pelas vítimas.

“Diante desse cenário, é essencial contar com soluções tecnológicas que se atualizem continuamente para enfrentar ameaças em constante transformação, além de investir de forma contínua na educação dos consumidores sobre como os golpes estão se modernizando e como se proteger”, afirma.

Por região

Em fevereiro, a região Sudeste liderou, com São Paulo reportando 305.561 tentativas, seguido por Rio de Janeiro, com 105.102, e Minas Gerais, com 97.549. A região respondeu por 47,2% de todas as ocorrências do período.

As regiões Norte e Nordeste, por sua vez, se destacaram por terem apresentado estados com os maiores aumentos percentuais. O Amazonas registrou alta de 48,7%, seguido por Pará, com 48,3%, e Roraima, com 46%.

Os menores resultados foram apurados no Paraná, com 33%, Distrito Federal, com 32,8% e Santa Catarina, com 31,1%.

Palavras-chave bancos fraude golpe Serasa

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias