Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Falha em proteção de subestação pode ter causado apagão na Região Sul

Envato

Apagão teria ocorrido porque o sistema de proteção não isolou a falha provocada por incêndio em linha de transmissão - Envato
Apagão teria ocorrido porque o sistema de proteção não isolou a falha provocada por incêndio em linha de transmissão

Por Wilian Miron, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 19/10/2025, às 15h48
São Paulo, 19/10/2025 - A proteção da Subestação Baterias não funcionou como deveria, causando o desligamento em várias linhas de transmissão e provocando a desconexão da Rregião Sul observada no início da semana passada, madrugada da terça-feira, 14, apontam analises preliminares debatidas em reunião entre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O sistema deveria ter isolado a falha provocada pelo incêndio na linha de transmissão de 500 kV Ibiúna-Baterias C2, mas acabou levando ao desligamento incorreto de outros circuitos, o que provocou a desconexão da região Sul do País ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que exportava aproximadamente 5 mil megawatts (MW).
Leia também: MME conclui que apagão ocorreu por falha técnica pontual, mas aguarda relatório
Isso fez com que o subsistema ficasse com excesso de energia, enquanto houve falta em outras regiões.
De acordo com o ONS, o equilíbrio foi restabelecido com o corte automático de carga em outras regiões e o desligamento de geradoras no Sul. A normalização começou à 0h35 e terminou às 2h15.
O ONS fará nova reunião em 28 de outubro para apresentar o relatório final da ocorrência.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias