Mais de 66% de declarações de IR retidas na malha fina foram regularizadas

Adobe Stock

Receita Federal afirmou que recebeu 45,6 milhões de declarações de Imposto de Renda e que 8% caíram na malha fina - Adobe Stock
Receita Federal afirmou que recebeu 45,6 milhões de declarações de Imposto de Renda e que 8% caíram na malha fina

Por Mateus Maia, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/10/2025, às 11h09

Brasília, 01/10/2025 - A Receita Federal informou nesta quarta-feira que mais de 66% das declarações de Imposto de Renda que foram retidas na malha fina já foram liberadas após serem regularizadas pelos próprios contribuintes.

Em nota, o órgão afirmou que recebeu 45,6 milhões de declarações e que 8% caíram na malha fina (3,9 milhões). Ainda permanecem retidas na malha 1,3 milhão de declarações, o que corresponde a 2,8% do total de declarações recebidas.

Leia também: Haddad diz que 25 milhões de famílias pagarão nada ou menos de Imposto de Renda

Desse total, 32,6% estão na situação por inconformidades em deduções. Esse é o principal motivo das retenções que sobraram. Outros 30,8% caíram na malha fina por "omissão de rendimentos".

Como consultar

  • Entre na página da Receita Federal
  • Na área de “serviços”, clique em “Consultar Meu Imposto de Renda”
  • Por último, acesse o serviço utilizando sua conta GOV.BR.

Cuidado com golpes

Muitos golpistas se aproveitam deste momento para enviar mensagens falsas para os contribuintes que estão esperando sua restituição. Lembre-se: a Receita Federal não entra em contato por e-mail, SMS nem rede social para tratar de pendências.  Não clique em links enviados para você por esses meios, nem instale documentos ou aplicativos. 

Em caso de dúvidas, sempre consulte a página da Receita Federal ou o Portal e-CAC.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias