São Paulo, 04/06/2025 - A Motiva (ex-CCR) planeja zerar o uso de dinheiro físico para pagamento de pedágio até 2026, segundo o CEO da Motiva Rodovias, Eduardo Camargo. O executivo destaca que a cada ano a companhia tem reduzido pela metade a utilização.
Para Camargo, o setor rodoviário tem passado por uma grande transformação tecnológica, que permitirá ampliar os pagamentos digitais e o free-flow (pedágio automático), por exemplo. "Atualmente, apenas 6% dos pagamentos em pedágios da Motiva são feitos com dinheiro físico e o uso tem uma curva decrescente", afirmou.
O CEO da Motiva Rodovias avalia ainda que a estratégia tem sido bem recebida pelos usuários. "Vemos uma grande aceitação. Havia uma demanda reprimida", diz.
O executivo argumenta também que a praça de pedágio é um "ponto de insegurança" tanto para funcionários quanto para os usuários das rodovias. Com isso, a Motiva tem investido forte no autoatendimento para reduzir esses riscos.
Camargo participou nesta quarta-feira de um painel com outros executivos do setor para falar sobre tecnologia no setor rodoviário. O encontro aconteceu durante o evento Rodovias do Futuro promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).