Número de iniciativas de educação financeira no Brasil cai, mas impacto é maior, diz Anbima

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Iniciativas voltadas à educação financeira no Brasil caíram desde o seu último levantamento em 2017 - de 526 iniciativas para 229 em 2024 - Adobe Stock
Iniciativas voltadas à educação financeira no Brasil caíram desde o seu último levantamento em 2017 - de 526 iniciativas para 229 em 2024

Por Jean Mendes, do Broadcast

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Publicado em 18/06/2025, às 11h57
São Paulo, 18/06/2025 - Um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostra que as iniciativas voltadas à educação financeira no Brasil caíram desde o seu último levantamento em 2017 - de 526 iniciativas para 229 em 2024 - um valor 57% menor que na última pesquisa.
Mesmo com a redução dos projetos, o impacto causado por eles teve um crescimento no seu alcance. No ano passado, 29% deles impactaram mais de 10 mil pessoas, enquanto na edição anterior, 9,3% impactaram o mesmo número de pessoas. Em 2024, mais da metade das ações foi realizada de forma online, e 67% das ações promovidas foram feitas por pessoas jurídicas, sendo 47% do setor financeiro.
“Mesmo com a queda na quantidade de iniciativas nos últimos anos, a ampliação do alcance e da qualidade dessas ações reflete a profissionalização e a força das redes sociais para a educação financeira da nossa sociedade.
A atuação dos finfluencers, influenciadores de finanças, que somam mais de 200 milhões de seguidores, tem sido essencial para tornar o tema mais acessível, atrativo e presente no cotidiano da população”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima.
Entre os destaques, está ainda o crescimento expressivo de ações realizadas no formato híbrido (combinando conteúdos presenciais e online), de 18% em 2017 para 58% em 2024. Esse avanço reflete o aumento do uso de tecnologias digitais e a presença cada vez maior dos finfluencers.

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