Brasília, 28/11/2025 - O diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, confirmou hoje que a portabilidade de crédito por meio do Open Finance vai ser lançada ao público em fevereiro de 2026 e que a portabilidade de consignado para servidor deve estar nesse sistema em novembro de 2026. O Open Finance é um sistema que permite que o cliente de um banco compartilhe seus dados bancários de forma segura entre diferentes instituições, mediante sua autorização expressa.
Segundo Vivan, que a portabilidade do crédito em geral via Open Finance deve melhorar o serviço para o cliente. O serviço totalmente digital deve eliminar boa parte dos erros de informação que costumam travar a portabilidade, disse.
Em relação ao consignado do servidor, o diretor do BC afirmou que, no momento, está ocorrendo a fase de testes da portabilidade de crédito sem garantia e sem consignação. "Na sequência, começamos a discutir a portabilidade de crédito consignado, especificamente o crédito ao servidor público federal. Se tudo correr bem, vai estar disponível para o público em novembro do ano que vem", afirmou.
O diretor participa de coletiva para detalhar os votos aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre Banking as a Service (BaaS sigla em inglês para serviços bancáriso sob demanda), uso de nomenclatura e forma de apresentação ao público pelas instituições autorizadas e a portabilidade de crédito feita por meio do Open Finance.