Receita atualiza página com conteúdo sobre Transação Tributária
Página oficial da Receita Federal
04/02/2026 | 16h21
São Paulo, 04/02/2026 - A Receita Federal disponibilizou nesta quarta-feira uma versão atualizada de conteúdos sobre Transação Tributária em sua página na internet. A medida visa ampliar o acesso aos serviços, ao apresentar uma linguagem mais clara, transparente e acessível para o cidadão que deseja acertar as suas contas com o fisco.
Construída com uma linguagem mais direta, objetiva e um sistema mais intuitivo, a nova página inclui um passo a passo detalhado sobre como agir, desde a verificação da elegibilidade até a formalização do acordo.
Leia também: Quando começa a declaração de Imposto de Renda 2026?
Quadro comparativo
O contribuinte agora pode acessar um quadro comparativo dos diferentes editais de transação, que explica, de maneira rápida e padronizada, as principais características de cada modalidade. Lá é possível encontrar informações como prazos de adesão, porcentuais de desconto, formas de pagamento, público elegível e condições específicas.
Com esse novo formato, além de facilitar a tomada de decisão do contribuinte, o órgão visa também oferecer maior previsibilidade e segurança jurídica no processo de regularização.
Outra novidade, de acordo com a Receita, é que a página passa a disponibilizar acesso a dados abertos, permitindo o acompanhamento dos resultados da política de transação, bem como a análise por pesquisadores, órgãos de controle e pela sociedade em geral.
Leia também: Receita Federal alerta PJs sobre prazo para regularização de pendências
Segundo a Receita, a ação faz parte de uma série de medidas voltadas à modernização dos serviços digitais, maior acesso à informação e incentivo à conformidade tributária.
Entre os próximos passos, o órgão prevê o lançamento de simuladores interativos para que o contribuinte possa descobrir, de forma imediata, o porcentual de desconto a que tem direito, em quantas parcelas pode quitar o débito com o fisco.
Para acessar a nova página da Receita Federal sobre Transação Tributária, clique aqui.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
