Calculadora ReVar promete facilitar IR sobre ações 'com qualidade', diz Haddad

Reprodução B3

ReVar é uma calculadora desenvolvida pela B3 em parceria com a Receita Federal, e o acesso é via Área logada do Investidor - Reprodução B3
ReVar é uma calculadora desenvolvida pela B3 em parceria com a Receita Federal, e o acesso é via Área logada do Investidor

Por Fabiana Holtz, Eduardo Laguna e Francisco Carlos de Assis, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 09/05/2025, às 13h55 - Atualizado às 15h20
São Paulo, 09/05/2025 -  O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que a economia brasileira está no início de uma trajetória de digitalização que vai reduzir custos de transação e atrair mais investidores. Ele deu a declaração durante evento do toque de campainha para marcar o lançamento da ReVar, uma calculadora desenvolvida pela Receita Federal em parceria com a B3 que faz o cálculo ao investidor do imposto de renda devido em operações de renda variável na bolsa de valores.

Em sua passagem pela B3, Haddad disse ver um "espaço enorme" ao crescimento dos investimentos em renda variável, como ações. De acordo com o ministro, a ferramenta que automatiza o cálculo do imposto devido traz um salto de qualidade "inestimável" para que investir seja mais fácil.

Além de calcular os resultados em renda variável e o IR, a ReVar oferece a emissão em tempo real do Darf e possibilita o pré-preenchimento automático da Declaração Anual do Imposto de Renda. E ela faz automaticamente o cálculo caso tenha ocorrido algum movimento como grupamento ou desdobramento de ações.

Com a ferramenta, frisou Haddad, o mercado de ações vai se tornar mais convidativo, atraindo brasileiros que hoje deixam de investir em bolsa porque consideram complexo fazer o cálculo do imposto de renda a ser recolhido. Além disso, acrescentou o ministro, há investidores que atualmente preferem pagar mais imposto apenas para não correrem o risco de cair na malha fina.

"O bom contribuinte não vai ter mais que se preocupar", declarou Haddad, lembrando que "uma montanha de dinheiro" é gasta hoje no Brasil em contratação de profissionais, como contadores, para simplificar a declaração do imposto.

O governo quer tornar o processo mais simples. Antes do discurso de Haddad, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que o objetivo é que, com as informações recebidas pelo sistema digital do órgão, a declaração do imposto de renda seja 100% pré-preenchida.

Fim das multas em breve

Mesmo que o contribuinte se esqueça de declarar, ele não vai receber multa porque a Receita já terá as informações. Desde janeiro, por exemplo, os recibos de despesas médicas são encaminhados eletronicamente à Receita, o que ataca 25% dos casos de erros de declaração que caem na malha fina.

"Isso [a multa] em breve vai acabar", afirmou Barreirinhas. Conforme o secretário, a Receita não quer ser vista pela sociedade como um fiscalizador, mas, sim, como um órgão de orientação e parceiro dos contribuintes.

"Temos avançado bastante nisso. Nos últimos dois anos, não tivemos uma grande operação de fiscalização, tivemos grandes operações de autorregularização, de orientação e de parcerias com contribuintes", assinalou Barreirinhas. "Estamos mais próximos de transformar a Receita Federal, que será uma Receita orientadora e parceira dos contribuintes brasileiros", acrescentou o secretário.Valor justo

A ReVar, pontuou Haddad, não tem como objetivo aumentar ou diminuir a arrecadação, mas sim chegar a um valor de arrecadação que seja "justo" para estimular o investimento em renda variável.

"Acho que as pessoas vão demorar a perceber o salto de qualidade que terão", afirmou o ministro. Reforçando as declarações de Barreirinhas, ele confirmou que, na parte das mudanças previstas no imposto de renda, o contribuinte, caso autorize, receberá dados preenchidos na declaração. "O contribuinte não terá mais que preencher dados que a Receita já tem", prometeu.

Passo a passo para usar a ReVar

  • Acesse a Área do Investidor na B3 e autorize o compartilhamento dos seus dados com a Receita Federal;
  • Aguarde até o 10º dia do mês seguinte e acesse o e-CAC/GOV.BR em Declarações e demonstrativos > Apurar imposto sobre Renda Variável (ReVar) e valide (uma única vez) o estoque inicial e o custo médio dos seus ativos;
  • Acompanhe mensalmente dentro do e-CAC/GOV.BR o resultado de cada apuração e veja se você precisa recolher ou não imposto naquele mês. Caso positivo, gere o DARF do mês correspondente e efetue o pagamento.

Para conhecer mais detalhes da calculadora, clique aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias